segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Firjan apresenta índice que aponta Macaé em primeiro lugar em emprego e renda


Jornalista: Elis Regina Nuffer

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que aponta Macaé como o primeiro município em emprego e renda no Estado do Rio de Janeiro e um dos 15 no país com melhores condições de vida, foi apresentado, oficialmente, aos municípios da Região Norte Fluminense pelo presidente regional da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), Gel Coutinho, e o chefe da Divisão de Estudos Econômicos do órgão, Guilherme Mercês. A solenidade foi realizada no auditório da federação, em Campos dos Goytacazes, nesta quinta-feira (25), às 15h.

O secretário municipal de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícios Marins Crespo, que participou da solenidade representndo o prefeito Riverton Mussi, disse que o índice do município está elevando-se ainda mais e, até outubro deste ano, empregou 43.354 trabalhadores com carteira assinada. Além disso, dos 15.698 jovens contratados no estado para o primeiro emprego formal, 4.900 foram registrados somente em Macaé, mediante convênio com a ONG Viva Rio e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), dentro do projeto Jovens Aprendizes.

Pelos dados do IFDM, só nove municípios no estado obtiveram nota de alto desenvolvimento em Emprego e Renda, sendo pela ordem, Macaé, em primeiro, seguido de Niterói, Porto Real, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Resende, Itaguaí, Piraí e Rio das Ostras.

O IFDM avaliou também outras duas áreas de desenvolvimento humano: Educação e Saúde, nas quais Macaé aparece, respectivamente, em 8º e 9º lugares no estado, também com alto desenvolvimento.

De Macaé participaram ainda o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos; o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega; a presidente do Centro de Ensino Tecnológico e Profissional (Cetep), Waleska Freire; e representando a Secretaria de Saúde, Luciene Aguiar e Delba Barros.

O IFDM divulgado teve como ano base 2007 a partir de dados oficiais recolhidos dos arqivos dos ministérios que têm vínculos com as três vertentes consideradas para a composição do índice que somente avalia o mercado formal de trabalho – a informalidade não faz parte do desenvolvimento.

O presidente da regional Norte da Firjan, Gel Coutinho, ressalvou que a Região Norte Fluminense subiu de seis pontos para quatro na colocação geral no estado, atrás da capital, leste e sul, e vem avançando no mapa de desenvolvimento do Rio de Janeiro com muita força por causa, principalmente, de Macaé. Ele explicou o que foi levado em conta em cada área até chegar ao resultado final do índice.


Em Emprego e Renda, as variáveis utilizadas foram geração, estoque e salários do emprego formal; em Educação, taxa de matrícula na Educação Infantil, taxa de abandono, taxa de distorção idade-série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas aulas diárias e resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb); e na Saúde, números de consultas pré-natal, óbitos infantis por causas evitáveis e por causas mal definididas.

- O nosso município já ocupou a 12ª posição em empregabilidade e agora é o primeiro, fruto do trabalho do governo Riverton Mussi, nos últimos anos. Macaé ainda é prejudicado em emprego e renda porque muitos trabalhadores têm suas carteiras assinadas em outras cidades, onde estão a sede de diversas empresas instaladas no município, avaliou Marcos Crespo.

Francisco Navega disse que, de 2000 a 2010, o crescimento médio registrado em Macaé é de 3,5% ano e, somente em 2009, houve aumento de quase 200 novas empresas instaladas legalmente no município.

Waleska Freire disse que Macaé vai melhorar ainda mais a Educação da rede pública municipal implantando a matrícula online para oferecer atendimento mais ágil à população, principalmente para quem vem de fora se instalar no município.

Gel Coutinho explicou que a Firjan não tem condição técnica de trabalhar com os números do ano base atual, por isto o IFDM é divulgado com defasagem. Esta é a quarta edição do índice, que é elaborado para todos os 5.564 municípios brasileiros.

- O objetivo é aproximar mais o órgão das prefeituras, indo ao encontro dos gestores públicos nas principais pastas que lidam com o tema do desenvolvimento, disse Gel Coutinho. Segundo ele, o índice é reconhecido como bom produto por diversos organismos.

Ainda segundo Gel Coutinho, o IFDM é considerado importante para o empresariado saber se a cidade está oferecendo bem estar à população e infraestrutura nos serviços básicos para ele instalar ou manter a sua empresa.

- Nosso índice distingue-se por ser o único no Brasil com periodicidade anual, avaliação todo ano, recorte municipal e abrangência nacional e tem sido utilizado para o direcionamento de políticas públicas e empresariais para saber exatamente onde, como e quanto investir.

Gel completou:

- Os números de Macaé são mesmo impressionantes. O governo, empresários e a população, mais qualificada, estão de parabéns porque o município merece esta classificação, finalizou Gel Coutinho.

Fonte : http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22139

Publicado em 26 Novembro.2010 às 16h36



Nenhum comentário:

Postar um comentário