sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Economia Solidária é tema de reunião na Trabalho e Renda

Jornalista: Samanta Fernandes - Assessoria Semtre

Buscando dar maior sustentabilidade ao setor da economia solidária em Macaé, a Secretaria de Trabalho e Renda do município se reuniu nesta quinta-feira (19) com representante do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, o Cieds. Além disso, foi explicado o que é o Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários (Neates), assim como sua importância.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, destaca que é muito importante a participação da secretaria em qualquer projeto relacionado à economia solidária. “Ficamos satisfeitos com a reunião de hoje, que sela a nossa participação no Neates, que contribui para o desenvolvimento de projetos solidários. A proposta do governo é de apoiar grupos que trabalhem este tipo de economia, e a Trabalho e Renda já apoia cinco grupos”, explica.

Sérgio Pereira, assistente de Projeto do Cieds, destaca a proposta do Neates. “Nossa meta é trabalhar os pontos fundamentais do processo produtivo, com foco maior na cooperação, no respeito ao meio ambiente e principalmente no valor da criação e gestão de um bem coletivo”, explica.

Também participaram da reunião o gerente de projetos da secretaria, Luis Moura, e a coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Trabalho e Renda, Beatriz Morais Rocha.

Os cinco projetos apoiados pela secretaria são: o Carma, que cria produtos a partir de materiais recicláveis, como móveis a base de garrafa Pet; Assentamento Celso Daniel, com a criação de produtos artesanais a partir da fibra da bananeira, como tapetes e luminárias; o Promur, que cria artesanatos com materiais recicláveis; Guaiamum; e a Feirinha Social, realizada pela secretaria toda quarta-feira no Aeroporto.

O Neates é um projeto financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), e implantado pelo CIEDS no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto busca contribuir no processo de desenvolvimento de empreendimentos solidários em municípios do Rio, entre eles Macaé, e assim fortalecer a economia solidária e o comércio justo.

O Núcleo oferece ainda serviços de assistência técnica, como gerenciamento de projetos e sustentabilidade, assim como o apoio ao desenvolvimento institucional dos grupos que fazer parte da economia solidária.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=21385 Publicado em 19 de Ago. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário