segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda entrega certificados de cursos



Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Divulgação


Ao todo, 73 trabalhadores foram qualificados pela Prefeitura de Macaé nos cursos de NR-10 e NR-33

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (1º) a cerimônia de entrega dos certificados para 73 pessoas, referente aos cursos de NR-10 e NR-33, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Os cursos fazem parte do projeto da Prefeitura de Macaé “Qualificar para Empregar”. As duas capacitações ocorreram na Incubadora de Cooperativas de Macaé Professor Tonito Parada, no Bairro da Ajuda.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a partir desta data aumenta o desafio da Semtre em inserir essas pessoas que foram certificadas através da realização dos cursos NR-10 e NR-33 no mercado de trabalho do município.

- Esperamos que agora, com esses profissionais qualificados através desses cursos de normas regulamentadoras, possamos ter mais condições de abrir as portas de emprego para eles, que já podem renovar o cadastro aqui na Central do Trabalhador para facilitar a sua inserção nas empresas solicitantes, explicou o secretário.

Atualmente, as empresas precisam atender uma demanda devido à legislação do país que exige pessoas certificadas e qualificadas conforme as normas reguladoras do trabalho. Mesmo as escolas técnicas formando os profissionais em diferentes funções, eles precisam estar qualificados para atender o mercado de trabalho.

A busca de novas oportunidades no mercado motivou o auxiliar de plataforma Carlos Santos de Andrade (33), a fazer o curso de NR-33 para se preparar e obter mais informações para o trabalho no espaço confinado, que ensina o modo de agir em plataformas ou outros lugares.

- Pretendo fazer mais cursos para dar continuidade na minha especialidade, que é homem de área, como operador de sonda ou plataformista, para que possa ter mais oportunidades de emprego, pois cada vez mais a qualificação profissional se torna indispensável na melhoria da qualidade do serviço oferecido às empresas, declarou.

Para que servem os cursos

O curso de capacitação para NR-33 “Supervisor de entrada em espaços confinados”, tem o objetivo de capacitar profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para coordenação dos trabalhos em espaços confinados. Já o curso de NR-10 (Norma Regulamentadora) é direcionado aos técnicos em eletricidade e trata sobre a segurança em instalações e serviços com eletricidade.

A Secretaria de Trabalho e Renda fica situada à Rua Télio Barreto, 28, Centro de Macaé. Os telefones para contato são: (22) 2762.4518, 2762.4740, 2772.6495 e 2772.6845.

Fonte:http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22195 publicado em 02.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário