segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prefeitura promove Terça da Integração na Praça Veríssimo de Mello


Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

Foto: Kaná Manhães



Aulão de ginástica foi uma das atividades oferecidas

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Macaé, por meio da Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes), realizou nesta terça-feira (9) o evento Terça da Integração, na Praça Veríssimo de Mello. A ação teve a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Durante a manhã, cerca de 400 pessoas passaram pelas tendas do Cemeaes e participaram das diferentes atividades oferecidas

A equipe promoveu ações como avaliação física geral (peso, altura, percentual de gordura), aferição de pressão, teste de glicemia, flexibilidade e prova de função pulmonar, através de um aparelho que mede a base de respiração. O evento contou ainda com palestra com fonoaudiólogos sobre os cuidados com a voz no dia-a-dia, além de noções de nutrição e alimentação saudável.

- O objetivo desta ação é fazer um mapeamento das pessoas, integrando os seis módulos Cemeaes com os usuários e também com os visitantes que passaram pela praça, diz o coordenador geral do Cemeaes, José Passos, lembrando que o evento teve total apoio do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes.

O coordenador também explica que o perfil que a Terça da integração enfoca são mulheres da terceira idade assistidas pelo Cemeaes.

- Também estamos recebendo homens e visitantes. Caso a pessoa não seja assistida por um dos núcleos, após a nossa triagem, ela pode ser encaminhada, dependendo da sua necessidade, complementa.

Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres promoveu oficina de artesanato, corte de cabelo e design de sobrancelhas.

- Para nós da secretaria da Mulher, é sempre gratificante trazer a adesão da comunidade , fazer com que a população fique sabendo do evento e aproveite os serviços que disponibilizamos aqui, disse a subsecretária Vânia Deveza

Uma equipe composta de quatro professores de educação física especializada em ginástica adaptada que trabalha no Cemeaes 2, realizou uma série de exercícios diferenciados.

- Em nossa unidade, esses exercícios são feitos tanto em solo quanto na água. Eles são o intermediário entre a fisioterapia e a atividade diária, diz a professora de Educação Física Rosana Ortiz

A auxiliar de serviços gerais Marina Gomes foi uma das inúmeras beneficiadas com os serviços prestados na Praça. Ela ressaltou que o evento é de grande importância, tanto para os usuários do Cemeaes como ela, como para os visitantes.

- Está é a segunda vez que participo da “Terça da Integração” e eu estou adorando. É muito bom saber podemos contar com profissionais especializados e interessadas em tratar da minha saúde e de toda a população, diz.

Cemeaes atende a 23 mil pessoas por mês

O projeto Cemeaes foi implantado pela prefeitura de Macaé em 1997, e surgiu através de projeto desenvolvido por Riverton Mussi, que na época exercia mandato de vereador. O objetivo inicial era atender às crianças da rede municipal de ensino. Porém, o público-alvo foi se expandindo ao longo dos anos. Atualmente, o Cemeaes atende desde crianças até o público da terceira idade.

Por mês, os módulos Cemeaes atendem em média 23 mil pessoas. Os módulos oferecem diversos tipos de atendimento tanto para o escolar, quanto para moradores das comunidades atendidas. O Cemeaes está presente em pontos estratégicos do município para atender toda a população que necessita dos serviços oferecidos.

Atualmente, o Cemeaes conta com uma equipe interdisciplinar, formada por cerca de 300 profissionais, entre professores, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. O atendimento é individualizado, com hora marcada, transporte gratuito oferecido pela prefeitura para os casos mais graves e carentes, além de alimentação no local de atendimento. Os interessados nos serviços do Cemeaes podem procurar o núcleo mais próximo de casa ou aquele que forneça a atividade que a pessoa necessite.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22005

Publicado em 09 Novembro 2010 às 16h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário