sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cresce a geração de emprego

Peggy Maressa


Neste ano, aumentou a criação de postos com carteira assinada. As empresas têm aumentado as contratações com a expectativa de crescimento significativo da demanda, Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios econômicos (Dieese), Q crescimento recente da economia está ligado a setores no mercado interno, como serviços; comércio e construção civil.

"A indústria está com grandes avanços nas contratações, além também do mercado doméstico. Estes segmentos empregam diversas pessoas, o que aumenta os postos com carteira assinada", afirma o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícius Marins Crespo. Segundo informações, à expectativa é de que a taxa média de desemprego neste ano ficará abaixo dos 7,9% de 2008.

Para atender o acréscimo da demanda, existe uma perspectiva desse crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 5,5% a 6%, com mais contratações das empresas. Em fevereiro, conforme Marcos, a taxa de demissão ficou de 4.554 pessoas no Estado do Rio de Janeiro, bastante inferior comprado ao ano passado no período em que o país sofria com a crise.

Em Macaé o saldo de fevereiro também foi negativo. "Ficou muito abaixo do que esperava, porque houve muitas contratações no final do ano passado com o período de festividades. Foram 592 demissões em todo o município", revela o secretário. Com a expansão significativa do emprego e da renda, nos últimos 12 meses, as contratações subiram e fecharam em 43, 672 mil vagas de emprego.

Marcos acredita na força do Crescimento do número de pessoas em busca de emprego. Espero que a reação do mercado com o número de inserção na secretaria seja bem melhor, com um aumento de 20%, ressalta. Dados do Ministério de Trabalho e Renda de Macaé o setor que ocupa a primeira posição na lista de segmentos que mais foram admitidos no município, se refere a serviços, com o resultado de 2.214 pessoas. O comércio tem um total de 676 pessoas, e na terceira posição a indústria de transformação com 432 contratados.

Já a construção civil contratou 304 pessoas no município. Para o secretário, outro fator que deve continuar firma neste ano no mercado de trabalho é a demanda doméstica. Existe um tratamento diferenciado nesta área que inclui no setor de serviço. “Pessoas só são contratadas depois de uma equipe específica analisa os antecedentes e faz o encaminhamento”, relata.

Fonte: Jornal Diário da Costa do Sol, publicado em 7 de Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário