sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA CÂMARA SERÁ APRESENTADA A PETROBRAS


REPORTAGEM: Márcio Siqueira

A presidência da Câmara Municipal deu ontem o passo principal para a implantação do projeto que visa oferecer a oportunidade para qualificação profissional a trabalhadores autônomos, que desenvolvem atividades ligadas a área da construção civil.

"Nascida através de uma proposta do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes (PMDB), a ideia de incentivar a promoção da certificação profissional, atendendo a uma demanda de mais de 30 mil trabalhadores informais de Macaé, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o projeto, batizado provisoriamente de Conexão Trabalho e Renda, vai ser apresentado pela presidência da Casa do Povo, em parceria com as secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Cultura no próximo dia 20, à Petrobras, instituição apontada como possível financiadora da proposta, que requer uma demanda de R$ 980 mil.

Apontado como uma política pública pioneira, volta da a atender aos trabalhadores informais do município, tornando Macaé, referência nacional na proposta de atender a profissionais autônomos, o escopo do projeto foi aprovado ontem; por uma unidade, por todos os representantes das instituições parceiras, entre elas o Sistema Firjan e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O conteúdo da proposta foi apresentado pelo gerente de projetos em educação do Sistema Firjan Rio de Janeiro, Luis Roberto Arruda, que destacou a conexão entre as partes principais da iniciativa: os trabalhadores autônomos, o projeto idealizado pela Câmara, e o oferecimento de demandas de serviços para os profissionais qualificados.

Durante sua apresentação, Arruda explicou que a proposta, que já conta com a aceitação da gerência nacional e regional do Sistema Firjan é a criação de uma espécie de agência de certificação, onde os trabalhadores autônomos passariam por um ,processo de cadastro, para, em seguida, serem encaminhados para a qualificação profissional e depois participarem de um banco de dados onde empresas do município poderiam buscar mão de obra certificada.

De acordo com Arruda, o pioneirismo do projeto está na parceria da UFF, através da iniciativa da incubadora de tecnologia social, trabalho que desenvolveria junto aos trabalhadores informações administrativas e jurídicas, essenciais para elaboração de projetos e orçamentos.

"A Câmara legisla para o povo e, partindo dessa ideia, vejo a importância dela legislar também em função dos profissionais autônomos. Acredito nesse projeto e já contamos com a aprovação, do Sistema Firjan e também da UFF", afirmou Arruda.

Dentro da proposta de criação da agência, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, apresentou a ideia da criação de uma cooperativa mista, que associaria os profissionais autônomos, desde sua entrada no projeto, até o alcance da certificação.

"Estou' 100% de acordo com esse projeto. Temos semanalmente uma demanda de mil vagas que não são preenchidas, não pela falta de profissionais, mas sim de mão de obra qualificada. Acredito que com um diploma de certificação assinado por essas instituições, esse trabalhador terá uma nova oportunidade", afirmou o secretário.

Representante da instituição responsável pela aplicação dos cursos de qualificação profissional, o gerente executivo do Sesi/Senai, José Vicente Machado, destacou o alcance do projeto em relação as empresas sediadas em Macaé.

"Acho boa essa ideia. Acho que as empresas também precisam conhecer essa agência, para que possam recrutar os serviços desse trabalhadores que passaram pela certificação", informou Vicente.

Representante da Câmara no processo de elaboração, o diretor geral da Casa, Marcos Shuenck, informou que a proposta inicial é que o projeto seja apresentado na licitação aberta pela Petrobras para financiamento.

"A base do projeto é a certificação profissional. Através da união dessas instituições, vamos criar a oportunidade para trabalhadores que atuam na cidade garantam a certificação, podendo assim ampliar seu campo de atuação e seu rendimento financeiro", disse Marcos.

Satisfeito com o resultado do projeto, Paulo Antunes afirmou que a principal proposta é, garantir maiores oportunidades para os profissionais macaenses.

, "Acredito que essa proposta vai garantir um futuro melhor para os trabalhadores, macaenses, que perdem a oportunidade de emprego para pessoas de outras cidades por falta da certificação profissional. Vamos apresentar esse projeto a Petrobras, para que essa ideia seja implantada o mais rápido possível", afirmou Paulo Antunes.

A reunião contou também com a participação da secretária municipal de Cultura, Sheila Polly, da vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ana Cristina Cabral, representantes da secretaria de Trabalho e Renda, Euzi¬néia Santuchi, Luiz Moura e Fernando Damasceno, além do representante da gerência de projetos do Senai Macaé, Bruno Vilela.

Fonte: Jornal O DEBATE diário de Macaé, no dia 18 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário