sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Equipe de São João da Barra visita Central do Trabalhador de Macaé

Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Equipe de São João da Barra visitou CTM nesta terça-feira


Modelo de gestão, a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé já se tornou uma referência. A eficiência dos serviços de captação de vagas junto às empresas, o encaminhamento de trabalhadores para o mercado de trabalho e a qualificação profissional por meio de cursos gratuitos chamam a atenção de outros municípios que vêm conhecer, em detalhes, o trabalho realizado pela Central do Trabalhador de Macaé (CTM). Desta vez, foi o Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, da secretaria de Promoção Social de São João da Barra que esteve na CTM nesta terça-feira (17) para conhecer o trabalho realizado.

O gerente da unidade do Sebrae-RJ (Macaé), Gilberto Soares e a consultora do Sebrae, Adriana Barreto Perez, também acompanharam a visita. A secretaria de Trabalho e Renda foi criada em 2005 pelo prefeito Riverton Mussi, com o objetivo de promover a inserção dos trabalhadores locais no mercado de trabalho.

- O município não se preparou para a chegada das grandes empresas ligadas ao arranjo produtivo local de petróleo e gás. As vagas de emprego foram ocupadas por pessoas que vieram de fora. Quando o prefeito Riverton assumiu, ele começou a reverter esse quadro, implantando a secretaria com a meta de qualificar, captar vagas e inserir os trabalhadores da cidade neste mercado de trabalho. O resultado está aí: só na última semana encaminhamos 1.109 trabalhadores para vagas de emprego -, explicou o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo.

A coordenadora do Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, Romarilda Lança, e a técnica administrativa, Ana Luísa Barbosa, de São João da Barra conheceram as instalações da secretaria de Trabalho e Renda e a CTM. A Central do Trabalhador de Macaé é composta pelo atendimento, equipe multidisciplinar (composta por assistentes sociais, psicólogas, advogado e dentista), grupo de recursos humanos, setor de captação de vagas, coordenadoria de atendimento ao jovem, salas de aula para cursos e seleção de trabalhadores para as empresas, entre outros setores.

- Ficamos impressionadas com o que é desenvolvido aqui. Um trabalho muito bom. Em São João da Barra nosso trabalho é voltado para a implantação de empreendimentos de grupos coletiva, com a qualificação voltada para a geração de trabalho e renda por meio do cooperativismo. A prefeita também fez um acordo com a empresa LLX para que 70% das vagas de emprego fossem ocupadas por pessoas do município que estão sendo capacitadas pela própria empresa. O objetivo da prefeitura é expandir essa capacitação na cidade voltada para a inserção de trabalhadores nas empresas que estão se instalando no município -, disse Romarilda Lança.

O município de São João da Barra passa por uma transformação como Macaé passou no final da década de 70. A estimativa é que sejam investidos US$ 36 bilhões na cidade. Os chineses estão chegando, atraídos pela construção do Porto de Açu, de um complexo industrial, pela brasileira LLX, do empresário Eike Batista. A prefeita, Carla Machada, instituiu o ensino do mandarim na rede municipal de ensino. A previsão é que a LLX gere 10 mil empregos na cidade.

O secretário Marcos Crespo lembrou-se da importância das parcerias para que os projetos possam ser tocados, além da formação de uma boa equipe para o desenvolvimento dos projetos.

- Se você não buscar parcerias para cursos – como as que já mantemos com a secretaria de Educação, Cetep, Senai-Macaé, CIEE, entre outros – e captação de vagas com as empresas – como a Di Santini, Auto Viação 1001, Shopping Plaza Macaé – você não consegue levar adiante os projetos. Procuramos minimizar os gastos e expandi-los para o maior número de pessoas -, disse Crespo, lembrando que representantes da prefeitura de Itaboraí (que já tem até secretário de Trabalho e Renda nomeado) e de Governador Valadares (MG) já estiveram na CTM conhecendo o trabalho desenvolvido pelo município de Macaé.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18826 publicado em 18 de nov. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário