sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Greve do MTE continua e secretaria orienta população quanto ao FGTS



Ive Talyuli

Devido a continuidade da greve dos agentes administrativos das agências do Ministério do Trabalho e Emprego, o aumento do movimento na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda permanece intenso. Para orientar a população, o órgão divulgou a lista de Sistema Nacional de Emprego (Sine), que também realiza a homologação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O problema maior, de acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, é que trabalhadores de toda a região estão procurando a secretaria de Macaé para dar entrada no benefício, o que vem aumentando ainda mais a demanda. “Nós estamos distribuindo 40 senhas todos os dias, pois é essa a nossa capacidade. Entretanto a demanda tem sido muito grande, inclusive de pessoas que chegam de outros municípios, como Cabo Frio. Muitas vezes, elas não precisam vir tão longe para isso”, explicou.

Segundo ele, os municípios de Cabo Frio, Araruama, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Itaboraí e Magé contam com agências do Sine e as pessoas podem se dirigir a elas. Em Macaé, o Sine está incorporado a Secretaria de Trabalho e Renda. “O problema é que na agência do Ministério do Trabalho aqui de Macaé, estão encaminhando todas as pessoas para cá. A entrada no FGTS é uma atribuição do Ministério e só estamos realizando o serviço para amenizar a situação”, esclareceu.

Marcos Crespo informou que, para realizar a homologação, são necessário funcionários credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Nós estamos com apenas três funcionários credenciados para realizar o atendimento pelo Sine, por isso não é possível que muitas pessoas sejam atendidas. Todos os dias estamos tendo mais de 200 pessoas na fila e não temos estrutura para atender a todas, pois os funcionários precisam estar credenciados”, ressaltou.

Em relação a carteira de trabalho, a secretaria já realizava a emissão, mas a demanda também aumentou nos últimos dias. Entretanto, a preferência no atendimento são para pessoas que residem em Macaé.


A greve no Ministério do Trabalho e Emprego continua por tempo indeterminado e os agentes reivindicam condições de trabalho e plano de carreira. Na agência de Macaé, algumas orientações estão sendo repassadas pelos telefones 2772-4065 e 2772-4066. Já a Secretaria de Trabalho e Renda está situada na Rua Doutor Télio Barreto, nº 28, no Centro. O atendimento é das 9 às 17 horas.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 24 de Novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário