quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda promove oficina sobre como preparar currículo


Com o objetivo de ajudar os candidatos a vagas de emprego a confeccionar melhor os seus currículos, a Subsecretaria de Trabalho e Renda está oferendo uma oficina gratuita para elaboração do documento. A orientação começou na última quarta-feira (11), na sede da própria secretaria, situada na Rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro.

A oficina conta com dicas sobre quais informações o candidato deve colocar no currículo, além também de orientá-lo sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego. “Temos observado aqui na subsecretaria que muitas pessoas colocam falsas informações no currículo, o que não pode acontecer”, declarou Marcos Crespo, subsecretário de Trabalho e Renda.

De acordo com o subsecretário, na confecção de um currículo, primeiro deve constar os dados pessoais, em seguida a formação acadêmica, logo após os cursos de qualificação, técnicos e de aperfeiçoamento, depois o objetivo e, por último, a experiência profissional. “Os currículos estão chegando na secretaria muito mal elaborados, com erros de português e isso não pode acontecer. Além disso, as pessoas acham que quanto mais informação melhor, mas é o contrário. Quanto menos informação, melhor”, explicou.

O foco principal da oficina é fazer com que as pessoas sejam mais específicas no quesito objetivo do documento, para facilitar na hora de encaixá-las em uma vaga de emprego. “No objetivo, o candidato deve colocar somente a área em que deseja atuar, principalmente para que possamos direcionar os currículos para as vagas que chegam até a subsecretaria. Já na experiência, deve constar apenas as três últimas e não se coloca mais os números dos documentos pessoais e nem foto”, orientou Marcos.

Com relação a apresentação em uma entrevista de emprego, o subsecretário declarou que muitas pessoas vão com pressa e vestidas de forma inadequada. “O entrevistado deve procurar saber qual é o perfil da empresa para se vestir de forma adequada. Também é bom evitar respostas monossilábicas, pois assim o empregador pode entender que o candidato não está interessado. Também não é bom que a pessoa vá acompanhada, porque demonstra insegurança”, ressaltou.

A oficina acontece diariamente na Subsecretaria de Trabalho e Renda, no período da manhã, a partir das 10 horas, e à tarde, a partir das 14 horas. Os interessados devem chegar pelo menos meia hora antes e colocar o nome em uma lista disponível na recepção.

Parceria com o Sebrae

Além da oficina, a subsecretaria também oferece cursos gratuitos em parceria com o Sebrae. Atualmente, estão abertas as inscrições para os cursos Aprender a Empreender, Técnicas de Venda e Gestão de Pessoas. As inscrições também estão sendo realizadas na sede da subsecretaria. Os interessados devem levar cópias da identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, currículo e uma foto 3x4.

As aulas são ministradas na subsecretaria e o instrutor é disponibilizado pelo Sebrae. De acordo com Marcos Crespo, o início do curso se dará a partir da formação das turmas.


Já na Incubadora de Cooperativas, situada no bairro Ajuda de Baixo, estão abertas as inscrições para os cursos de Informática Básica, Corte e Costura, e Cabeleireiro. As aulas estão previstas para começar em dezembro.

Subsecretaria disponibiliza auditório para empresas

A Subsecretaria de Trabalho e Renda está disponibilizando espaço para que as empresas instalados no município possam realizar eventos, palestras e treinamentos. Segundo o subsecretário Marcos Crespo, são dois auditórios com capacidade para 100 pessoas cada, salas climatizadas com áudio e vídeo para palestras e treinamentos. “As empresas do município não estão aproveitando esse espaço que a Prefeitura de Macaé está disponibilizando a eles. O espaço é de utilização gratuita e basta que os interessados entrem em contato com a secretaria para agendar o seu evento”, explicou.

Os interessados podem entrar em contato através do telefone (22) 2762-4740, ou comparecer a sede da própria subsecretaria, no Centro da cidade.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé,pág.1, publicado em 13 de novembro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário