segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Candidato a vaga de trabalho é assunto sério na CTM



A Central do Trabalhador de Macaé atende a cerca de 380 candidatos a vagas em empresas por dia
Por determinação de nova lei publicada no início da semana em jornal macaense pela prefeitura, a Central de Atendimento Especializado no Trabalhador (Caet) passa a ser denominada Central do Trabalhador de Macaé. Fundada no ano de 2005, esta central - gerida pela subsecretaria de Trabalho e Renda, que por sua vez está vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico - realizou 52.016 atendimentos entre o ano de sua fundação até 2007.


Em 2008, foram realizados 48.167 atendimentos, enquanto que de primeiro de janeiro até 30 de abril de 2009, houve 24.242 atendimentos realizados. Constituída por equipe formada por 16 profissionais, a CTM fica na Rua Dr. Télio Barreto 28, estando aberta entre 9h e 16h ao público-alvo, constituído por trabalhadores cuja mão-de-obra colabora para o desenvolvimento econômico do município de Macaé.
De acordo com o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a Central do Trabalhador de Macaé, seguindo a orientação da prefeitura, deve proporcionar atendimento de qualidade e humanizado aos trabalhadores. “Também temos o intuito de promover ações que visem garantir eficiência ao planejamento dos empresários para efetivar a inserção do trabalhador no mundo do trabalho”, disse ele.
A equipe que leva a central a atuar em benefício de tanta gente, desenvolvendo projetos e atividades em prol da condução de mão-de-obra para empresas e firmas na cidade, é chefiada pela coordenadora Rosângela Correa. Ela é devidamente auxiliada pelo coordenador de vagas, Flávio Santos, e pelo coordenador de atendimento, Guilherme Carvalho.
Na CTM também há atuação profissional de duas assistentes sociais, uma psicóloga e dez atendentes. “Todos querem proporcionar boa qualidade para orientar e atender as cerca de 380 pessoas que se dirigem ao órgão público diariamente. Nosso objetivo é inserir o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, a central faz a captação de vagas, a fim de atender as necessidades dos empresários - informa Rosângela Correa.
Ela explica que os empresários que querem ocupar vagas disponíveis em suas companhias devem repassar à Central do Trabalhador de Macaé dados e informações como: salário, habilidades exigidas aos candidatos, nomenclatura do cargo, grau de instrução necessário, entre outras questões.
A coordenadora da central citou como exemplo o fato de um determinado empresário estar necessitando contratar uma cozinheira. “Neste caso, anunciamos e procuramos em nosso cadastro pelos profissionais que se encaixam no perfil proposto. Encaminhamos três candidatos com o objetivo de que o empregador faça a seleção daquele trabalhador que se adéqua mais eficazmente aos seus projetos e atividades funcionais”, conta ela.
"A partir da implantação de software, que deve ocorrer em breve, a CTM terá condição de identificar os profissionais mais adequados ao perfil que o empregador deseja. Dessa forma, poderemos chamar os trabalhadores para participar do processo seletivo", acrescenta Rosângela Correa.
Já o coordenador de vagas da CTM, Flávio Santos, lembrou que são 826 empresas cadastradas pela central para que sejam proporcionadas oportunidades e chances de entrar no mundo do trabalho aos que estão desempregados. “A subsecretaria de Trabalho e Renda também oferece espaço físico composto por salas e auditório para que empresários e empregadores proporcionem e propiciem palestras e treinamentos ao público-alvo”, comenta ele.
Por sua vez, o coordenador de atendimento, Guilherme Carvalho, ressalta que os desempregados atendidos nos 12 guichês (boxes) instalados na CTM, estão satisfeitos. “Há 150 cadeiras, ambiente climatizado e funcionária preparada para atender pessoas com deficiência. Além do mais, os dez atendentes são alvo de constantes e periódicas instruções e orientações por parte da equipe multidisciplinar, formada pelas assistentes sociais e pela psicóloga, para que o atendimento seja baseado em conceitos de excelência, humanização e profissionalismo”, acentua ele.

Fonte:http://www.odebateon.com.br/2008/noticias/noticia.php?id=8880 publicado em 14 de março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário