quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comitiva de Governador Valadares visita Incubadora de Cooperativas

Comissão da Incubadora de Cooperativas do Vale do Rio Doce, da cidade de Governador Valadares (MG), conheceu a Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada, na Ajuda, na manhã desta segunda-feira (21). A equipe mineira, formada por quatro profissionais, foi recebida pelo subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo.


Equipe mineira, formada por quatro profissionais, foi recebida pelo subsecretário de Trabalho e Renda

Segundo o coordenador da incubadora visitante, Reinaldo Machado, o grupo está visitando trabalhos importantes realizados em incubadoras brasileiras – além de Macaé, eles conhecerão as incubadoras de Salvador e de Juiz de Fora.

- O objetivo é conhecer a metodologia de cada uma destas cidades, a fim de efetuar troca de experiências. Vamos visitar estas incubadoras antes do lançamento da nossa, que será no dia 23 de outubro, comentou.

Reinaldo fez comparações entre as incubadoras de Governador Valadares e de Macaé. “Em Macaé, se quer trabalhar mais com associativismo, que é mais simples de se organizar, enquanto que lá se age mais com o cooperativismo”, conta ele, salientando que na cidade mineira há incubadoras itinerantes, quando as equipes dirigem-se aonde os trabalhadores estão.

Em Macaé, a comissão conheceu na Ajuda algumas atividades como as cooperativas de garçons, de costureiras, além da sala de informática. Na cidade do interior de Minas Gerais, existem cooperativas de confecção, reciclagem, material de limpeza, alimentação, artesanato e habitacional. “Futuramente pretendemos formar a cooperativa de trabalho”, conta Reinaldo.

- Queremos promover troca de experiência entre Governador Valadares e Macaé no que diz respeito aos trabalhos de artesanato. Maior união e mais relacionamento entre os artesãos. Tudo que pretendemos é gerar trabalho e renda. Para tanto, buscamos absorver tecnologia e estreitar a relação entre as incubadoras – conta ele, acrescentando que o que mais chamou a atenção foi a empregabilidade e a qualificação existentes em Macaé.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 22 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário