quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura promove curso de Taifeiro

Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Curso capacita na área de hotelaria offshore



A subsecretaria de Trabalho e Renda de Macaé, em parceria com a secretaria de Educação, iniciaram na última semana o curso de Taifeiro para 40 inscritos. O curso visa a formação na área de hotelaria offshore. As aulas acontecem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras das 18h30 às 21h30. A duração é de um mês.

O Taifeiro atua em plataformas marítimas, realizando procedimentos de limpeza em geral, higienização, arrumação e organização das áreas de circulação, camarotes, cozinha e lavandeira, além de conhecer procedimentos de segurança marítima. O curso promovido pela prefeitura é ministrado por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep).

- O objetivo é capacitar cada vez mais trabalhadores de olho no que o mercado de trabalho está pedindo. Atualmente, também em parceria com o Cetep, estamos realizando os cursos de telemarketing, camareiro, manipulação de alimentos e primeiros socorros – explica o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcus Vinícius Marins Crespo.

De acordo com o professor Stênio Cardim Barcelos, a qualificação profissional é fundamental para o ingresso no competitivo mercado de petróleo e gás. “O curso de taifeiro é o primeiro que se faz para entrar no ramo da hotelaria offshore, ele é um dos requisitos, mais o curso de salvatagem”, diz.

Vindo de Campos e há dois meses em Macaé, Leandro Favorete, 27 anos é um dos alunos do curso. “Para quem chega esse é o primeiro passo para entrar no mercado offshore. Tenho ensino médio, com formação em técnico de contabilidade e já fiz o curso de torneiro mecânico no Senai. Vim para Macaé por causa das oportunidades, pelo mercado de trabalho que é mais amplo do que o de Campos”, pontua, completando que já fez seu cadastro para uma vaga de emprego na Central do Trabalhador de Macaé, da prefeitura.

Mais jovem, com 21 anos, o petropolitano Jonatas Vieira Guerra está em Macaé há um mês e meio. “Estou terminando o ensino médio e já fiz curso de soldador e pretendo fazer o de inspetor de solda número um, no Senai.“Agora, estou fazendo o curso de taifeiro que poderá me abrir as portas do mercado de trabalho offshore. Com esse certificado é mais fácil conseguir uma vaga”, diz.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18261 publicado em 28 de set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário