quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Contratação temporária tem início com estimativa de quatro mil vagas

Para quem está à procura de emprego o momento é agora. As lojas já deram inicio ao processo de contratação temporária para as festas de final de ano. Em Macaé, as oportunidades vão além da área de petróleo e gás. No comércio, a estimativa, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região é de abrir 4 mil vagas, contra 2.500 vagas abertas no ano passado, onde 60% dos contratados foram efetivados. O recrutamento está sendo feito pelas próprias lojas que colocam em suas vitrines o perfil do candidato desejado, no Sindicato e na Central do Trabalhador de Macaé.

Só na avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, são várias as lojas que estão reforçando seu quadro de funcionários. Para as suas duas lojas localizadas na cidade, o gerente Luiz Carlos Júnior vai contratar 42 pessoas para os cargos de vendedor e auxiliar de área. No ano passado, lembra o gerente, foram recrutados 53 pessoas, dessas, seis foram efetivadas. Para se candidatar às vagas, não é preciso ter experiência, mas o profissional tem que ser dinâmico e ter senso de humor. A entrega de currículos é feita na própria loja que oferece treinamento aos novos funcionários.

Na loja de decoração, localizada na esquina da Rui Barbosa com Silva Jardim, as vagas abertas são para motorista, auxiliar administrativo e montador. A experiência conta ponto mas, o diferencial está na postura do candidato, adianta a gerente da loja, Sandra Lúcia Pereira Lima. “Na hora que o candidato entrega o currículo, avalio a postura, a forma como fala, como está vestido o candidato. Até para saber se a pessoa está dentro do perfil da loja”, pontua a gerente. Segundo ela, é importante que o profissional esteja atento a essas coisas. “Ele pode perder a vaga no momento da entrega do currículo”, alerta. E para aprimorar o atendimento, a loja oferece, tanto aos novos quanto aos antigos funcionários, treinamentos periódicos.

Já o gerente de Recursos Humanos de várias de lojas, Marlon Brandão já recebeu 300 currículos. Desse total, irá selecionar 16 pessoas para trabalho temporário, nas oito lojas da rede. “Os que se destacarem serão contratados”, conta. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter conhecimento da linguagem do comércio e o passo-a-passo da venda.

Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região, Mariá da Conceição de Azevedo Silva, a abertura de um shopping com 137 lojas, do supermercado Walmart e outras lojas na cidade, são fatores que vão estimular a abertura de mais vagas temporária. “ Estamos saindo da crise econômica também”, lembra Mariá.

Ela destaca outros segmentos do comércio que sempre abrem vagas nessa época. “Os supermercados, lojas de sapatos, de eletrodomésticos e departamentos também farão contratação”, afirma. Segundo Mariá, o comércio em Macaé emprega hoje 20 mil pessoas. “E tem aumentado a cada mês”, conta. O sindicato disponibiliza um banco de currículos. “O Walmart quando utilizou 80% dos currículos cadastrados com a gente”, afirma.

Na Central do Trabalhador de Macaé (CTM) também há vagas de empregos temporário. São 40 vagas para recadastradores com experiência em coleta de dados. A seleção é imediata e os interessados devem comparecer, nesta na segunda-feira (19), a partir das 9h, na CTM. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter ensino médio completo ou curso superior, boa comunicação,experiência em coleta e digitação de dados, domínio do Pacote Office e disponibilidade de trabalha: das 7h às 16h ou das 13h às 22h. O trabalho será realizado junto à rede de ensino, no município de Macaé e região (Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, etc). O trabalho é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. O salário é de R$ 750, vale-alimentação (de R$ 8,50) e vale-transporte.

Há, ainda, vagas para o comércio. Para essas vagas, o candidato pode se cadastrar até o início de novembro. Os interessados em conquistar uma das vagas, devem levar o CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e Registro Profissional (caso tenha).

Serviço: O sindicato dos empregados no comércio de Macaé e Região fica na avenida Rui Barbosa, 267, centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

-A Central do Trabalhador de Macaé (CTM) funciona na rua dr. Télio Barreto, 28, de segunda à sextafeira, das 9h às 16h.

Fonte: Jornal O Debate diário de Macaé, publicado em 19 outubro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário