terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cursos,em Macaé ensinam bordado e costura

Por Ascom da Prefeitura de Macaé

Ensinar 130 mulheres a bordar e a trabalhar com corte e costura é a novos, cursos desenvolvidos pela Subsecretaria de Trabalho e Renda de por meio da Incubadora de Cooperativas. Os curso estão sendo oferecidos localidade de Serro Frio e no a,campamento Atalaia, que fica na Estrada Córrego do Ouro. Os cursos são ministrados pelo instrutor e artesanatos Peçanha Pinto.

O objetivo das aulas, que começaram no início de abril e terminam em junho, é promover a formação e a 'qualificação das bordadeiras.

-Além. disso, queremos proporcionar, às artesãs espaço, para comercializar seus produtos e isso acontecerá na feirinha que se realiza quartas-feiras, entre 9h e 17h, na Praça Veríssimo de Mello - acrescenta

Enfeites para interior de residências, almofadas, centros de mesa e a jeans são desenvolvidos pelas aprendizes.' Para a aluna Vera Lúcia dos que faz o curso, de bordado na Incubadora, trabalhar manualmente verdadeira terapia.

-Atuar nestes trabalhos faz bem para minha saúde interior. Também ,que aprendo aqui para outras seis pessoas, moradoras do meu bairro Lúcia.

Ela acrescenta ainda que, além do prazer de bordar e criar os produtos, artesãs contribuem para 'o orçamento de suas'famílias e, por isso, se pelo fato de estar disseminando estes conhecimentos. Entre as atividade

aprende e ensina estão bordado em,fita, fuxico, enfeites para cabelo, colares com viés e miçanga, além de cachecóis feitos com lã.

Para o gerente da Incubadora de Cooperativas Professor,Tonito Parada Luz Martins, é importante qualificar as aprendizes para que possam ut•' potencial e criatividade no sustento de sua famílias.

O instrutor Omar é auxiliado pelas artesãs Solange Mendonça '(bordado: / Gonçalves (corte e costura).
Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 18 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário