sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Empregos do pre-sal são debatidos no Fórum de Educação Técnica do INSG

Ive Talyuli

A geração de emprego para o mercado ligado a exploração de petróleo da camada pré-sal, foi o principal tema do I Fórum de Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSGjCastelo), , na noite de quinta-feira (26). O evento, que tem como objetivo establecer um diálogo sobre as principais profissões técnicas de nível médio, contou com a orientação de pessoas ligadas ao poder público e que lidam com o mercado de trabalho diariamente.

O convidado de quinta-feira foi o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo. Ele falou sobre a importância do curso técnico e também sobre a, expectativa de Macaé em relação ao pré-sal, que vai exigir uma quantidade de profissionais muito grande. "As empresas do município estão em constante crescimento e isso exige maior qualificação dos candidatos a serem contratados. E, com o pré sal, a tendência é que as exigências aumentem ainda mais e a pessoa que estiver qualificada, vai poder se beneficiar das vagas geradas por esse mercado que terá grande demanda", ressaltou:

Marcos apresentou os cursos oferecidos pela secretaria, em parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal, entre eles o Plante (Plano Territorial e Qualificação), que qualifica pessoas para atuar na ,Construção Civil e também na Indústria Naval. Outro curso apresentado foi o Planseq (Plano Setorial de Qualificação), que atende a necessidade profissional, demanda local ou definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o secretário, a oportunidade de orientar os alunos do INSG teve grande importância, até mesmo para divulgar os trabalhos da secretaria de Trabalho e Renda. "Mesmo com toda a divulgação dos serviços prestados pela secretaria, eu percebi que os, alunos ainda não conheciam e muitas vezes não têm interesse mesmo. O Castelo também tem I cursos técnicos e teve uma ótima visão em implantá-Ios. Eles realmente enxergaram que Macaé vai precisar desse tipo de inciativa", destacou.

O Fórum fez parte da II Semana de Tecnologias realizada pelo Instituto que teve encerramento ontem (27). Hoje (28) ainda acontece a I Mostra Castelo Macaé - Educação, Cultura e Tecnologia, no Shopping Plaza Macaé, situado na Avenida Aluí¬sio da Silva Gomes, no bairro da Glória, das 10 . horas da manhã às 22 horas.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 28 de Novembro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário