sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda: prefeitura continua com ações no setor

Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom


Caet: serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores

Dentro da meta de levar desenvolvimento a todos os cidadãos, a prefeitura de Macaé prossegue com as ações de geração de emprego e novas oportunidades de renda. Com a nova estrutura administrativa implantada pelo prefeito Riverton Mussi, a antiga Secretaria de Trabalho e Renda agora é subsecretaria, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo secretário é Cliton da Silva Santos.

Entre as atividades que são os principais trabalhos da nova subsecretaria estão a Central de Atendimento Especializado no Trabalhador (Caet), o Programa Municipal de Primeiro Emprego (PMPE) e o Programa Sem Fronteiras.

De 2005 a 2008, a Caet promoveu cerca de 45 mil inserções no mercado de trabalho para trabalhadores que foram aproveitados pelo comércio, pelo setor offshore, além de exercerem atividades técnicas, sendo alguns especialistas na área de plataformistas, soldadores, entre diversas outras profissões.

Já o Programa Sem Fronteiras proporciona a cerca de 180 jovens por ano orientações a respeito de vida profissional – eles também recebem ajuda financeira em forma de bolsa -, além de terem à disposição cursos, palestras comportamentais e sobre trabalhos, entre outras atividades cujos objetivos são referentes ao desenvolvimento de conteúdos sobre cidadania.

O Programa Municipal de Primeiro Emprego (PMPE) atendeu em 2007 cerca de três mil jovens, promovendo a inserção no mercado de trabalho de 1.064 deles. Os jovens do PMPE tiveram aulas de diversos setores da vida profissional, por exemplo: eletricista, atendente e outros cursos.

A subsecretaria de Trabalho e Renda está com força total para dar continuidade aos trabalhos realizados na gestão governamental anterior. O endereço para maiores contatos é Rua Dr. Télio Barreto 28, e o telefone é 2772-6845. Apenas entre os dias primeiro de janeiro e o dia 19 de janeiro, houve mais de 400 atendimentos por dia neste órgão público municipal.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=15351 publicado em 27 de nov. 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário