quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jovem Aprendiz: Macaé já inseriu 660 jovens no mercado de trabalho

Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Para Macaé, a meta é inserir 2.850 jovens


Macaé já inseriu 660 jovens pelo Projeto Jovem Aprendiz. O município está em primeiro lugar no ranking do estado do Rio de Janeiro, só perdendo para a capital. A meta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é promover a inserção de 100 mil jovens em todo o país. Para o município de Macaé a meta é inserir 2.850 jovens. A informação foi passada pelo subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, durante seleção de 120 jovens para o Projeto Jovem Aprendiz realizado em parceria com o Senai.

Os jovens inscritos na subsecretaria serão selecionados para concorrerem a 60 vagas para cinco cursos gratuitos no Senai que chegam a custar cerca de R$ 2 mil. As inscrições terminaram na sexta-feira (9), na sede da subsecretaria de Trabalho e Renda, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nesta terça-feira (13) eles participam de reunião informativa profissional e o processo de seleção, que inclui provas de português e matemática, será realizado nesta quarta-feira (14), no Senai.

- Essa é uma oportunidade ímpar para vocês que estão cursando o ensino médio. Os que se destacam durante o curso têm a oportunidade de serem logo inseridos na indústria e acabam sendo contratados -, observou o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, completando que os jovens que não forem selecionados nestes cursos, poderão voltar para serem selecionados nos próximos cursos. De acordo com ele, o objetivo da subsecretaria é conseguir mais vagas para cursos.

Os cursos do Senai em parceria com a subsecretaria de Trabalho e Renda são direcionados a jovens de 14 a 23 anos com ensino médio. Depois do processo de seleção os jovens poderão escolher um dos cinco cursos: assistente administrativo, auxiliar técnico em logística, eletricista de manutenção industrial, montador e reparador de microcomputadores e soldador de tubulação.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 e as matrículas serão realizadas dos dias 26 a 30. A previsão é que os cursos comecem dia 3 de novembro.

- A meta do governo municipal é promover cada vez mais a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de uma qualificação profissional adequada ao que as empresas estão buscando. Diante da perspectiva do aumento de vagas de emprego por causa da descoberta do pré-sal, a prefeitura quer capacitar os jovens do município para ocuparem essas vagas -, disse o secretário de Governo, André Braga.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18422 publicado 13 de out .2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário