sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

“Macaé é modelo em políticas do trabalho”


Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães


Antes de visitar a Incubadora, o secretário de Teresópolis conheceu as instalações da Semtre

Durante visita à sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), da Prefeitura de Macaé, na tarde desta sexta-feira (26), o secretário da pasta no município de Teresópolis, na Região Serrana, Marcos Ferreira dos Santos, afirmou: “Macaé é modelo em políticas do trabalho no Estado do Rio de Janeiro. Fizemos uma pesquisa nas secretarias de Trabalho em todo o estado e a de Macaé é a que mais se destaca porque leva a sério as políticas de trabalho. Aqui a verba prevista em orçamento realmente é aplicada em projetos para a melhoria da qualidade de vida da população”.

O secretário afirmou que quer implantar em Teresópolis o projeto de Incubadora de Cooperativas seguindo o modelo de Macaé que dá resultados positivos junto à comunidade e com parcerias sólidas com diversas instituições. O primeiro passo, segundo Ferreira dos Santos, será conhecer o projeto-de-lei que criou a Incubadora macaense, que conta com Restaurante-Escola, cursos para garçons, costureiras, artesanato, laboratório de Informática e outros, no bairro da Ajuda.

Ele foi recebido pelo secretário da Semtre, Marcos Vinícius Marins Crespo, e disse que ficou impressionado com o sistema de trabalho na secretaria macaense, “a começar pelo prédio, muito bem localizado, no Centro da cidade”, destacou Ferreira dos Santos.

Antes de visitar a Incubadora, o secretário de Teresópolis conheceu as instalações da Semtre. Ele passou pela Contabilidade, Informática, Projeto Nova Vida para os jovens, Gerência, Coordenação, mas dois departamentos chamaram mais a sua atenção: a Gestão de RH dentro da própria secretaria, o que, segundo Ferreira dos Santos, “dá mais visibilidade à secretaria e ao governo municipal”, e a Central do Trabalhador de Macaé (CTM) com confecção de cerca de 50 carteiras de trabalho por dia e encaminhamento de profissionais desempregados para o mercado de trabalho.

O secretário da Semtre, Marcos Vinícius Marins Crespo, mostrou também o auditório que está sendo construído com capacidade para 80 pessoas, faltando apenas o sistema de som, ar condicionado e aplicação de insufilm nos vidros das janelas para adequar o espaço às apresentações em Data-Show.

- Fomos muito bem recebidos pelo secretário e aproveito, em nome do nosso prefeito, Jorge Mário, para convidá-lo a retribuir a visita a nossa secretaria. O caminho é este, trabalhar com pessoas capacitadas para beneficiar a população e formar parcerias e convênios sérios com empresas e entidades reconhecidas, como Macaé faz e faz muito bem, disse o secretário de Teresópolis.

O secretário macaense pontuou: “Essa troca de informações e experiência é muito importante para o desenvolvimento ainda melhor da nossa secretaria que realmente trabalha para a comunidade”. Marins Crespo destacou que a Semtre já recebeu visitas de profissionais de Brasília, Minas Gerais, São Paulo e também de outras cidades do Rio de Janeiro.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=20021 Publicado em 26 de Mar. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário