quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mulheres Fazendo Renda: qualificação para donas de casa

Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Intenção da prefeitura é promover novos cursos nos próximos meses


Cerca de 40 mulheres participaram do aulão de pirulito de chocolate promovido em parceria entre as subsecretarias de Trabalho e Renda e de Políticas para as Mulheres, nesta quarta-feira (7). O curso gratuito foi realizado na Incubadora de Cooperativas e faz parte do projeto Mulheres Fazendo Renda, que visa promover a capacitação profissional de donas de casa.

- Esse projeto da prefeitura de Macaé é voltado para as donas de casa para elas adquirirem renda e vender os produtos para festas infantis ou em outros eventos. Nossa meta é promover mais cursos em novembro e dezembro, capacitando mais alunas. Assim elas poderão, mesmo em casa, contribuir com a renda familiar. Isso também ajuda no aumento da auto-estima das pessoas -, observou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza.

A subsecretaria da Mulher firmou parceria com a Chocolate Harald Melken para a realização do curso. “A empresa nos cedeu 10 quilos para a realização do curso. Os cursos só são possíveis graças à parceria que fazemos entre as secretarias e as empresas que nos fornecem material”, completou Vânia Deveza.

Para o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, a geração de renda é um dos objetivos do governo municipal. “O prefeito Riverton Mussi é uma pessoa atenta a essa demanda. Desde 2005, ele tem como meta a qualificação da população visando a geração de emprego e renda. Seja por meio da subsecretaria de Trabalho e Renda ou por outras secretarias, o governo municipal vem implantando cursos em diversas áreas com esse objetivo”, disse.

A professora Eutália Maria, da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, foi quem ministrou o curso para as donas de casa. Após o curso, as alunas receberam essa receita passada pela professora.

Pirulito de Chocolate (picolé de biscoito)

Ingredientes (receita para cerca de 10 pirulitos):

1 lata de leite condensado
1 gema
1 colher de sopa de margarina
3 colheres de sopa de chocolate em pó
200 gr de biscoito maisena
10 palitos de picolé
Cobertura de chocolate Harald top ao leite (1 quilo)
Granulado comum ou colorido (eu prefiro colorido) 200 gr
Para armazenar: 1 folha de isopor de 5 cm

Modo de fazer:

Em uma panela coloque o leite condensado, a gema, a margarina e o chocolate. Misture e leve ao fogo, sempre mexendo, até desprender da panela. Retire do fogo, coloque em um recipiente untado de margarina e deixe esfriar. Depois de frio coloque um pouco do doce sobre um biscoito, fixar um palito no doce e por cima outro biscoito, aperte para firmar, mas muito cuidado para que nçai quebre o biscoito. Reserve. À parte, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Depois do chocolate derretido, passe um a um no chocolate, depois no granulado. Fixar no isopor para secar.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18377 publicado em 07 de out. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário