segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para ganhar um emprego de Natal


De acordo com Marcos Vinícios Marins Crespo, a expectativa de crescimentode vagas, em relação ao ano anterior, deve ser de 8 a 10%
A busca por uma vaga de emprego temporário movimenta a Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), em Macaé. Falta pouco mais de um mês para terminar o ano de 2009, e as expectativas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, qual abriga a CAET, são bem prósperas para suprir a demanda.


Muita procura e muita oferta. Mariana Lima, de 19 anos, foi ate a CAET para se inscrever para vaga no comércio local. "Nessa época temos mais chances de conseguir emprego que em outros meses. Há mais oferta, e as chances de permanecer no emprego só depende de nós. Estou torcendo para conseguir uma vaga no comércio", disse a vendedora, que está desempregada desde abril deste ano.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviço Tercerizados e Trabalhos Temporários (Asserttem), este ano de 2009 deve apresentar 123 mil vagas em todo o país. Dessas vagas, as lojas de departamento são responsáveis por 17% das contratações e os supermercados, abrem 16% das vagas. Aqui no município, o setor de prestação de serviços é responsável por absorver grande parte dos profissionais.
De acordo com o Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícios Marins Crespo, a expectativa de crescimento de vagas, em relação ao ano anterior, deve ser de 8 a 10%. "Estamos no período que mais oferece vagas de emprego em todo país. Em Macaé, nós enquanto prefeitura entendemos que é preciso não só oferecer as vagas, nosso trabalho deve ir além disso. É preciso qualificar o candidato à vaga. E é o que justamente estamos fazendo. Aqui na CAET oferecemos vários cursos, em parceria com empresas locais. Benefício para quem esta desempregado e para o empregador", explicou Marcos. Além dos cursos oferecidos pela secretaria, também para as empresas parceiras, é disponibilizado espaço para processo seletivo e entrevistas. "Nós entendemos as dificuldades daqueles que estão desempregados, e o mais que pudermos facilitar para que se evite gastos, procuramos fazer", conclui.
Dados da CAET informam que até o verão, Macaé disponibilizará cerca de 2500 vagas de emprego temporário. Dentre elas estão o mercado varejista, a rede hoteleira, os restaurantes e bares e ainda uma fatia da área offshore. "As vagas temporárias não se limitam a Natal e Réveillon. Nas cidades praianas isso se estende até o verão. Para quem precisa de emprego esse é o momento", informou o subsecretário.
Expectativa - A CAET oferece vários cursos de qualificação. Recentemente, foi divulgada uma pesquisa encomendada pela secretaria, e de 3000 pessoas entrevistadas em Macaé, 15% tem Ensino Superior e 65% tem Ensino Médio. "Podemos concluir que em nosso município o problema não é ausência de escolaridade, e sim a falta de qualificação profissional. Para tanto disponibilizamos aqui cursos gratuitos, como informática, cabeleireiro, corte e costura, plataformista e atendimento de excelência ao cliente", disse Marcos Crespo. E complementa ainda que para os meses de Dezembro e Janeiro, a CAET firmará uma parceria com a empresa West Group, para oferecer cursos dos setores offshore pela metade do preço. Está incluído na parceria os cursos de Salvatagem, Huet, Auxiliar de Movimentação de Cargas e NR10 (Segurança em Eletricidade). Para se candidatar as vagas desses cursos gratuitamente, basta apresentar documentação completa e comprovar residência em Macaé. A central fica na Rua Dr.Télio Barreto, nº28, no Centro. Contato também através do telefone (22) 2772 6845.
Fonte: http://www.jornalexpressoregional.com.br/noticias_ver.php?id=795 publicado em 16 de março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário