segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Programa Sem Fronteiras

O Programa Sem Fronteiras tem como meta a formação pessoal e a inclusão social, que possibilitem ao jovem desenvolver habilidades por meio de atividades sócio-educativas voltadas para o mundo do trabalho, viabilizando o acompanhamento sócio-integral e a qualificação profissional com vistas à obtenção de meios para melhor qualidade de vida.
Histórico

O Programa Sem Fronteiras foi criado em 2004, vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio.
Em 2005, a Secretaria de Trabalho e Renda passou assumir o Programa Sem Fronteiras, que foi instituído como Programa Social para jovens em 29 de junho de 2005 pela Lei 2.606/05. O objetivo é inserir os jovens de 16 a 24 anos, residentes em Macaé, em situação de vulnerabilidade social com renda familiar igual ou inferior a ½ salários per capta e matriculados e freqüentando a instituição de ensino no mercado de trabalho. Formação em cidadania, sócio profissional e acompanhamento social, psicológico e pedagógico.

Objetivo

O Programa Sem Fronteiras apresenta como objetivo a inserção de jovens residentes em Macaé, avaliados em situação de risco social, no mundo do trabalho após processo de formação pessoal e social.

Objetivos Específicos

I - contribuir para a inclusão e a permanência dos jovens nos espaços escolares, como mecanismo de incentivo à elevação de sua escolaridade;

II - oportunizar o acompanhamento sócio-psico-familiar do jovem com vistas à diminuição da vulnerabilidade social em que se encontra;

III – desenvolver, na família e no jovem, reflexões acerca de seus papéis na sociedade, exercício da cidadania e outros hábitos saudáveis que promovam a minimização dos conflitos sociais em que se encontram;

IV - preparar o jovem para atender as exigências do mundo do trabalho, respeitando a legislação vigente;

V - estimular no setor empresarial o espírito de empreendedorismo sob a perspectiva da responsabilidade social;

VI - possibilitar a complementação da renda familiar do jovem participante do programa e sua possível inserção no mundo do trabalho.

Publico alvo: Jovens de 16 (dezesseis) a 24 (vinte e nove) anos, em situação de vulnerabilidade social.
O jovem deve procurar a Secretaria de Trabalho e Renda munidos dos seguintes documentos necessários para cadastros e se escreve conforme edital.


Apresentar original e xerox dos seguintes documentos:

CPF

RG (Carteira de Identidade)

Comprovante de residência

Declaração Escolar (atualizada)

Carteira de Trabalho

Comprovante de renda dos componentes familiar.

Local de atendimento
Endereço:
Rua Drº Télio Barreto nº 28 - Centro Macaé-RJ
Telefone: (22) 2772.6845 / 2772.6495 / 2762.4518 / 2762.1740 Ramal: 23
E-mail: programasemfronteiras@macae.rj.gov.br
Fonte:http://www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/conteudo.php?idCategoria=645&idSub=645&idConteudo=662 publicado 18 de mar. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário