sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda é exemplo para outros municípios

Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães


Local oferece infraestrutura completa para trabalhador

A Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), da prefeitura de Macaé, está dando uma imagem de excelência profissional para todos os trabalhadores que se dirigem à Central do Trabalhador de Macaé (CTM) diariamente para buscar vaga de emprego nas empresas da cidade. Também visitantes têm gostado do serviço desempenhado pelo órgão público.

Na última semana, foi a vez do superintendente regional de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, José Bonifácio Ferreira Novelino, ex-prefeito de Cabo Frio, e da superintendente regional de Trabalho e Emprego daquela cidade, Tânia Gomes dos Santos Freitas de Oliveira, conhecerem as instalações da secretaria.

Eles também vieram a Macaé para tratar do credenciamento de mais funcionários da Semtre para emissão de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego, com o fim de otimizar o atendimento, uma vez que a demanda tem sido crescente.

O secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícius Marins Crespo, mostrou-lhes o local onde a CTM funciona, com 12 atendentes diretos, cinco atendentes para casos específicos e seis atendentes para selecionar currículos. “Os superintendentes ficaram impressionados com o conforto que a Semtre oferece aos trabalhadores”, conta ele.

Ele lembra também que só em 2009, houve em Macaé um total de 43.642 admissões com carteira assinada. "Apenas as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói nos superam em quantidade de novas contratações no estado do Rio de Janeiro. Temos uma média mensal de admissões com carteira assinada de 3.637 pessoas, fato que significa 30% das inscrições no estado", compara.

- Na CTM há 80 cadeiras para os trabalhadores esperarem atendimento sentados, com ambiente climatizado, além de sistema digital de distribuição de senhas – ressalva Marcos Crespo. – A Semtre ainda disponibiliza salas para processo seletivo e coordena a Incubadora de Cooperativas Tonito Parada.

Incubadora de Cooperativas Tonito Parada

De acordo com o secretário Marcos Crespo, na Incubadora de Cooperativas Tonito Parada há cerca de 650 pessoas matriculadas para diversos cursos gratuitos. Ele diz que cada turma tem 25 alunos.

- Já estão matriculados para as aulas de inglês básico (três turmas), inglês específico para garçons e
atendentes (três turmas), costura fina (três turmas), costura industrial (três turmas), maquiagem (quatro turmas), ajudante de cabeleireiro (dez turmas) e quatro turmas de informática básica. Todas essas aulas refletem a meta do governo municipal de qualificar o maior número possível de trabalhadores – ressalta Marcos Crespo.

Também serão inseridos cursos de inspetor de soldagem (nível 1) e encanador naval e industrial, numa parceria com a empresa INT Cursos e Treinamentos.

Marcos Crespo ressalta também que devido a este processo de oferecimento de cursos gratuitos à população haverá grande avanço em prol da qualidade de vida dos macaenses.

- Os interessados nas aulas podem fazer inscrições para o cadastro de reserva na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), que fica na Rua Doutor Télio Barreto 28, ou na própria Incubadora, localizada na Estrada do Imburo s/nº – orienta o secretário.

Marcos Crespo lembra que para o sucesso de empreendimentos como esses, que visam maior qualidade de vida em toda a sociedade, é preciso colaboração de vários segmentos sociais tais como: empresários, órgãos públicos, entidades públicas e privadas e outras secretarias municipais parceiras.

- Assim, atingiremos o objetivo final que é a auto-sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) de Macaé - completa.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=19560 Acessado em 08 de Fev. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário