sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda recebe visita de representantes de Carapebus

Jornalista: Catarina Brust

Com média de 350 atendimentos por dia só na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) recebeu na última semana mais uma equipe de visitantes que vêm em busca de informações sobre o trabalho desenvolvido. Desta vez, foram funcionários do município vizinho de Carapebus, da coordenadoria de projetos da secretaria de Promoção Social. O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, apresentou as instalações da Semtre e detalhou seu funcionamento

A secretaria de Trabalho e Renda foi criada em 2005, na primeira gestão do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, com o objetivo de promover a inserção dos trabalhadores do município nas vagas de emprego oferecidas pela cadeia produtiva de petróleo e gás.

- Nossos jovens não haviam sido capacitados para ocuparem essas vagas oferecidas com chegada das empresas que atuam no segmento offshore e onshore de petróleo e gás. Além disso, outros segmentos também se desenvolveram como o setor de comércio, construção civil e serviços. A prefeitura desenvolveu projetos, por meio de parcerias, voltados para a qualificação dos trabalhadores e também para podermos inseri-los no mercado de trabalho. Hoje, temos a CTM que capta as vagas junto às empresas, promove a inserção do trabalhador e, ainda, qualifica as pessoas -, explicou Marcos Crespo.

A Central do Trabalhador de Macaé é composta pelo atendimento ao público, equipe multidisciplinar (composta por assistentes sociais, psicólogas, advogado e dentista), grupo de recursos humanos, setor de captação de vagas, coordenadoria de atendimento ao jovem, salas de aula para cursos e seleção de trabalhadores para as empresas, entre outros setores. Os funcionários da CTM também passaram por qualificação em curso de atendimento em excelência do Sebrae-Macaé.

- Procuramos fazer um atendimento de qualidade, além de termos planos de trabalho e fazermos pesquisas internas com o público que nos procura. Isso também nos ajuda a aprimorarmos nosso trabalho - completou o secretário.

O município de Carapebus tem uma população de 14 mil pessoas, a maioria é funcionário da prefeitura local ou agricultor. “Temos recebido vários migrantes, principalmente do Nordeste. “O comércio emprega poucas pessoas, e nossa cidade está se tornando uma cidade dormitório, onde as pessoas trabalham em outros municípios como Macaé e voltam à noite só para dormir. Estamos procurando formas de aumentar a empregabilidade na cidade”, disse a assistente social coordenadora de projetos da secretaria de Promoção Social de Carapebus, Ana Maria Lima Caldas, que visitou a Semtre acompanhada da psicóloga do Cras da secretaria de Promoção Social, Thereza Menezes.

Uma das sugestões do secretário de Trabalho e Renda de Macaé foi a geração de empregos rápidos, por meio de projetos na área agrícola. “Os investimentos poderiam ser menores. Se você incentivar o plantio, por exemplo, de frutas a indústria pode vir atrás, promovendo a industrialização do produto. A psicultura também é um boa forma de gerar emprego e renda”, informou Marcos Crespo.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 23 de Novembro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário