sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CTM abre 404 vagas para área de petróleo e gás em Macaé

REPORTE: Ludmila Azevedo


A secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) abriu, nesta semana, 404 novas vagas para área offshore. Entre os cargos disponíveis está de marinheiro de convés, soldador, marinheiro de máquinas e torrista. O grande diferencial desta vez é que será oferecido, pela empresa contratante, um curso de qualificação para àqueles que estiveram dentro do perfil solicitado.

As vagas são disponibilizadas através da Central do Traaba1hador de Macaé (CTM), onde há ainda outras vagas como mestre de obra, assistente administrativo, consultor de projeto (arquiteto), projetista, marceneiro, engenheiro civil, engenheiro de vendas, pintor industrial R 10, assistente de engenheiro. Para essas vagas, com exceção do marceneiro e mestre de obras, os demais candidatos precisam ter noção de inglês.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a seleção dos candidatos acontecerá na própria CTM. "É uma maneira que encontramos para oferecer mais conforto aos candidatos", explica o secretário. A CTM colocou à disposição das empresas contratantes dois auditórios com capacidade para 100 pessoas e salas c1imatizadas para o trabalho de recrutamento e qualificação de pessoal. "Caberá às empresas a contratação dos instrutores e a secretaria ficará com toda parte de logística", disse Crespo, lembrando que a qualificação desse pessoal não gera custo para as empresas e sim um investimento.

Oferta


O aumento na oferta de vagas oferecidas pela CTM é fruto do trabalho da equipe que começou na última edição da Feira Brasil Offshore. Segundo o secretário, durante a Feira, com apoio da secretaria de Governo, parte da estrutura da CTM foi transferida para o local, onde foram contratados 400 funcionários bilíngues e 900 trabalhadores divididos entre as funções de auxiliar de serviços gerais, garçons, montadores e eletricistas.

"Assim que a Feira começou a ser estruturada nossa equipe fez contato com os representantes das empresas colocando à disposição deles, o nosso banco de currículos que com oito mil pessoas cadastradas", lembra o secretário. Para Crespo, as empresas tiveram uma economia muito grande ao optarem por contratarem mão de obra local.

A partir deste trabalho, diz.

Crespo, a CTM passou a ter uma maior credibilidade junto às empresas offshore e, a maior prova disso é o aumento na oferta de vagas de trabalho. Após a Feira, a equipe da Semtre continuou no trabalho de captação de novas vagas. De acordo com Crespo, diversos contatos têm sido I mantidos com os responsáveis de RH das empresas. "Muitos desconheciam nosso trabalho e vieram até aqui (secretaria) para conhecer", relata;

Para o secretário, este trabalho de captação é importante, principalmente, dentro do universo de contratantes que hoje existe em Macaé. "São nove mil empregadores na cidade que precisam ser explorados", disse.

Crespo lembra ainda que Macaé com, aproximadamente, 200 mil habitantes, mais a população flutuante que gira em torno de 40 mil, tem ampla mão de obra para empregar, o que precisa é qualificá-la.

Quem estiver interessado em uma das vagas deve comparecer na CTM, localizada na Rua Doutor Télio Barreto, número 28, levando os seguintes documentos: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e Registro Profissional (caso tenha). O telefone de contato para mais informações é (22) 2762-4740.

Fonte: O DEBATE,PUBLICADO EM 12 DE JANEIRO 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário