sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VIDA NOVA: 2010 COMEÇA COM A CORRERIA DE QUEM ESTÁ DESEMPREGADO

Jornalista :Carlos Fernandes

Aquela ideia de que ano no Brasil só começa depois do carnaval não deve convencer quem está desempregado. Muito pelo contrário. O ano novo para eles significa vida nova também, já que planejam trocar de emprego ou correr atrás de um aumento de salário em 2010. Este é o desejo da maioria das pessoas, que como José Eronarques, que trabalha embarcado na área de hotelaria, estão buscando uma nova colocação no mercado de trabalho.

- Estou buscando uma vaga na área de movimentação de cargas, pois já tenho os cursos necessários que são os de salvatagem e de auxiliar de movimentação de cargas.

Mas José não é daqueles que simplesmente sonham com uma mudança de emprego e um aumento no salário. Para ele, procurar um novo emprego exige coragem e disposição para ir em busca de uma nova colocação. No entanto, mesmo qualificado, nem sempre é fácil alcançar a mete traçada:

- Fiz os meus cursos pela prefeitura em 2007, mas não é fácil chegar lá. Até agora não consegui atuar em minha área porque as empresas sempre exigem experiência. Tenho sempre que ter muita força de vontade e pedir a Deus para conseguir uma vaga. - disse enquanto verificava as vagas disponíveis no quadro na Central do Trabalhador de Macaé (CTM).

Más, de acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, José, assim como outras pessoas em busca de emprego; realmente não devem desanimar, já que, apesar da demanda ter aumentado em 2010 (somente esta semana a média fo.i de 320 atendimentos/dia), a oferta de vagas por parte das empresas também.

- Somente hoje, encaminhamos 35 pessoas a uma empresa do ramo de saúde. E este é só um exemplo. No ano passado, Macaé gerou 62.096 vagas de emprego. formais, mas o. Ministério do Trabalho (MT) , computou 40.464, pois, apesar de termos gerado. mais 21.632 agas no município, a sede dessas empresas está localizada em outras cidades e como as carteiras assinadas constam a cidade sede, isso. acaba criando dados defasados gerando o bônus para outros municípios, o que traz perdas para a arrecadação. Tributária de Macaé - destacou o. Secretário.

Ainda de acordo com o secretário, a maior procura por parte dos candidatos está nas vagas oferecidas no ramo offshore, que na maioria das vezes esbarra na falta de qualificação. Contudo, está área corresponde a somente 7,8% das vagas oferecidas na Central de Trabalhador, que tem como grande empregador a área de serviços, sendo 39% oriundas do comércio e 4,7% da construção civil.

Fonte: DÍARIO DA COSTA DO SOL, PUBLICADO EM 9 DE JANEIRO 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário