sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda realizou 51 mil atendimentos em 2009

Jornalista: Catarina Brust


De acordo com dados do Caged/MT, Macaé gerou 40.464 mil empregos com carteira assinada ao longo do ano.

A consolidação positiva do trabalho desenvolvido – não só focando a intermediação de mão de obra junto às empresas, como também a qualificação profissional do público interno e externo e o fortalecimento das parcerias, entre outras ações – contribuíram para a subsecretaria de Trabalho e Renda tornar-se uma secretaria em 2009. Foram 51 mil atendimentos na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), inaugurada em julho, mês de aniversário da cidade. Macaé gerou, em 2009, 40.464 empregos com carteira assinada, de acordo com dados do Caged do Ministério do Trabalho (MT).

Mesmo com a crise mundial que afetou todos os setores, Macaé teve um saldo positivo na empregabilidade, com elevação nos últimos dois trimestres.

- Na verdade, Macaé gerou 62.096 vagas de emprego formais. O Caged computa 40.464, pois, apesar de termos gerados mais 21.632 vagas no município, a sede dessas empresas está localizada em outras cidades o que traz perdas também para a arrecadação tributária. As grandes empresas incorporadoras da construção civil, por exemplo, não estão instaladas em Macaé, conseqüentemente esses empregos gerados, que são muitos, são considerados em outras cidades. As empresas do setor offshore, cerca de 60%, também têm suas sedes em outras cidades. Isso acaba criando dados defasados no Caged gerando o bônus para outros municípios -, ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo.

Parceria
A parceria com as empresas privadas renderam diversos frutos para o município. Macaé é hoje a primeira do ranking no estado do Rio de Janeiro e o terceiro município do país em inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho.

- Por meio do CIEE (Centro Integrado Empresa Escola) e outras empresas, com destaque para o Senai-Macaé, que entenderam a importância desse projeto conseguimos muitos inserções pelo Jovem Aprendiz. Outra parceria de sucesso foi com a secretaria de Estado de Trabalho e Renda, onde conseguimos implantar o Planteq, com cursos de mecânico de manutenção de motores navais e montador. Com a secretaria de Estado também conseguimos a incorporação do Sine, que funciona agora na sede da CTM e que foi de suma importância durante a greve do Ministério do Trabalho, pois foi o único setor público que emitiu carteira de trabalho e seguro desemprego desafogando a demanda e atendendo 21 municípios da região -, explica o secretário, acrescentando que o Sebrae-Macaé também é outro parceiro fundamental na qualificação interna de funcionários e em cursos diversos.

De acordo com Marcos Crespo, essa ação foi possível porque o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, disponibilizou um maior número de funcionários para atender o setor. “A parceria também com as secretarias municipais, como Educação, IMMT, Acessibilidade, Política Públicas para Mulheres, Câmara Permanente de Gestão, Art Luz, entre outros, possibilitaram a qualificação de dois mil trabalhadores em diversos setores”, completa.

Em parceria com a secretaria de Governo, a secretaria de Trabalho e Renda conseguiu pela primeira vez a inserção de trabalhadores de Macaé na terceira maior feira de petróleo e gás do mundo – a Brasil Offshore. Foram 400 profissionais bilíngues que conseguiram trabalho temporário durante o evento. Além disso, mais 900 trabalhadores de diversos setores – garçom, auxiliar de serviços gerais, montadores, eletricistas - conseguiram também trabalhar durante a Brasil Offshore. “Essa parceria começou cerca de três meses antes do evento com o cadastro de trabalhadores que tinham interesse em trabalhar durante a feira. Muitas empresas recorreram ao nosso cadastro e tiveram até dificuldade na seleção dada a qualidade do currículo desses trabalhadores que pudemos oferecer”, disse.

Em 2009, cinquenta e duas empresas utilizaram a dependência da Semtre para o processo seletivo de trabalhadores, visando a inserção no mercado formal de trabalho e, 22 empresas utilizaram o auditório da secretaria para palestras e cursos para trabalhadores. O novo software utilizado pela secretaria de Trabalho e Renda (www.macae.rj.gov.br/empregos), inaugurado em julho, já ultrapassou 300 mil acessos, oportunizando vagas de emprego.

Secretaria captou 36 mil vagas
Uma equipe da secretaria de Trabalho e Renda visita semanalmente as empresas sediadas no município em busca de vaga de empregos. Este ano foram captadas 36 mil vagas de trabalho. “Empresas que vieram se estabelecer na cidade ou que já estão aqui, procuraram a secretaria para disponibilizar vagas de emprego e utilizaram também nossas instalações para a seleção de trabalhadores”, explica o secretário Marcos Crespo.

A Rápido Macaense, Viação 1001, Mercatto, Di Santinni, Universidade Estácio de Sá, Sampling, Wall Mart, Devassa, Brasil Center, entre outras, foram algumas parceiras da secretaria. “O quadro de funcionários da Cervejaria Devassa foi todo disponibilizado por intermédio do trabalho da CTM. A Di Santinni ofereceu 80 vagas para trabalho temporário de 45 dias, prorrogáveis por mais 45. A Viação 1001 ofertou 95 vagas de emprego também em 2009”, informou.

De acordo com o Ministério do Trabalho, a capital nacional do petróleo atingiu a marca de 103.159 pessoas com carteira assinada e 48,8% dos empregos gerados na região Norte do Estado do Rio de Janeiro de junho de 2008 a junho de 2009. Durante este ano, só a Central do Trabalhador de Macaé emitiu 3.380 carteiras de trabalho.

- Todas as ações que desenvolvemos até nos tornarmos secretaria tiveram a participação fundamental da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O secretário Cliton Santos deu toda autonomia incentivando o trabalho que estávamos desenvolvendo e fez crescer nossa atuação, assim como agradecemos também o apoio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), às subsecretaria de Indústria e Comércio, Agricultura e Pesca que foram parceiros fundamentais para o sucesso ao longo desse ano. Além das outras secretarias municipais que foram parceiros importantes para nossa atuação positiva na hora em que precisamos acioná-los, pontuou o secretário.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=19224 publicado em 28 de dez. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário