sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda faz balanço positivo de 2009

IveTalyuli

O ano de 2009 termina com saldo positivo na inclusão de pessoas no mercado de trabalho em Macaé. Segundo dados do Caged, foram gerados 44.780 empregos, de janeiro até o dia 10 de dezembro, numa média de quatro mil empregos criados por mês.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, 90 mil pessoas passaram pela Central do Trabalhador (CTM) neste ano, com uma média de 250 atendimentos por dia. "Entretanto, nós tivemos um número alto de baixas em carteiras assinadas em relação ao ano passado. Isso aconteceu por causa da grande quantidade contratos da Petrobras que chegaram ao fim. Mesmo assim, ainda tivemos um saldo satisfatório entre contratados e demitidos. Além disso, alguns contratos começaram a ser renovados nos últimos meses, o que representou uma reação", declarou.

A secretaria divulgou que foram disponibilizadas em torno de 15 mil vagas de emprego neste ano. No entanto, muitas das vagas criadas não aparecem nos dados do Caged como sendo de Macaé. "Isso acontece porque a sede da empresa que contrata não está em Macaé e, quando os dados são contabilizados ficam para outras cidades, mas, na verdade, as pessoas trabalham aqui. Por isso, tenho a certeza de que foram criados mais de 70 mil empregos, entre diretos e indiretos", analisou.

Em 2009, Macaé também foi apontada como o município que mais incluiu jovens no mercado através da Lei da Aprendizagem, no Programa Jovem Aprendiz. "Foram mais de mil jovens incluídos no mercado numa parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Senai e várias empresas do setor offshore. Nos últimos dois meses nós encaminhamos 456 jovens, mas somente 151 passaram no processo", informou Marcos.

Cursos de qualificação

Os cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria também foram um marco do ano de 2009. Em parcerias firmadas com o Sebrae, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Instituto Macaé de Metrologia e Metodologia (IMMT), Embeleze, subsecretarias da Mulher, de Acessibilidade e de Pesca, o Senai, Sine, Cetep e o CIEE, diversos cursos foram disponibilizados de forma gratuita à população. São eles: Mecânico e manutenção de motores navais, atendimento ao cliente, auxiliar de escritório, informática, cabeleireiro, entre outros. O mais procurado foi o de auxiliar de escritório. Ao todo foram 350 alunos formados e já são 159 inscritos para 2010.

Em 2010, a secretaria espera elevar a escolaridade dos moradores de Macaé, aliada aos cursos de qualificação. "Nós observamos que 64% das pessoas que moram na cidade possuem o nível médio completo de escolaridade, mas não tem qualificação. No próximo ano, a nossa esperança é de melhorar

esse índice através do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), que será promovido pela Secretaria de Educação", ressaltou o secretário de Trabalho e Renda.

Greve do Ministério do Trabalho

Com a greve do Ministério do Trabalho e Emprego, a secretaria também teve aumento no número de carteiras de trabalho emitidas. Somente de agosto a dezemmbro, foram emitidas 434 carteiras de trabalho. "Novamente nós batemos o recorde, principalmente por causa da greve do MTE. Também tivemos aumento no atendimento para habilitação o seguro desemprego. Atualmente estamos realizando O atendimentos por dia. A média foi de 543 seguros habilitados por mês, nos últimos dois meses", observou.

Brasil Offshore

Um marco no ano de 2009 ara a Secretaria de Trabalho e Renda foi a Brasil offshore, realizada em junho o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). "Foi uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Macaé, levar a secretaria para dentro da feira. Foram cerca de mil pessoas inseridas nos estandes do evento e algumas foram até contratadas pelas empresas expositor Todos elogiaram muito, principalmente porque facilitou muito para as empresas, já que disponibilizamos o nosso cadastro", destacou.

Ações para 2010

Com a transformação de sub para Secretaria de Trabalho e Renda, o ano de 2010 será promissor em termos de geração de emprego no município. Com maior autonomia, o secretário pretende movimentar a Incubadora, oferecendo cursos voltados para a qualificação do trabalhador. "Também vamos voltar com o programa Economia Solidária, que ficou um pouco parado em 2009. Este é um programa que merece atenção, pois é de grande importância. Através dele, vamos mostrar a importância dos trabalhadores se associarem, buscando outras alternativas para innc1uí-los no mercado de forma emancipatória", finalizou Marcos Crespo.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 26 de Dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário