quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CTM: novas instalações serão inauguradas na tarde desta quinta

Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães


Doze boxes, 85 cadeiras, ambiente climatizado e outras inovações são presentes da prefeitura ao trabalhador

Os desempregados que querem ser inseridos no mercado de trabalho pela subsecretaria de Trabalho e Renda da secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé agora podem encontrar na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), espaço com maior comodidade. São 12 boxes, 85 cadeiras, ambiente com ar-condicionado, TV de plasma com mensagens para elevar a auto-estima das pessoas e, principalmente o mais importante para o público-alvo: vagas para trabalho.

O prefeito Riverton Mussi inaugura nesta quinta-feira (23), às 14h30, as novas instalações da CTM. Agora funcionando no centro da cidade, a nova sede está oferecendo mais serviços para o trabalhador – tanto em colocação no mercado de trabalho quanto em qualificação profissional.

Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, são 826 empresas cadastradas pela central para que sejam proporcionadas oportunidades e chances aos desempregados de entrar no mundo do trabalho. “Atendemos diariamente a cerca de 400 pessoas”, ressalta ele.

- Além do mais, os dez atendentes que a Semtre disponibiliza para o encaminhamento dos desempregados são alvo de constantes e periódicas instruções e orientações por parte da equipe multidisciplinar, formada pelas assistentes sociais e pela psicóloga, para que o atendimento seja baseado em conceitos de excelência, humanização e profissionalismo”- acentua ele.

Marcos Crespo conta também que o objetivo da CTM, conforme a determinação da prefeitura é que todos seus serviços proporcionem boa qualidade para orientar e atender o público que se dirige ao órgão público todos os dias. “Nosso trabalho visa a inserção do trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, a central faz a captação de vagas, a fim de atender as necessidades dos empregadores”, conta ele.

- Também temos o intuito de promover ações que visem garantir eficiência ao planejamento dos empresários para efetivar a inserção do trabalhador no mundo do trabalho - disse ele. Os empresários que querem ocupar vagas disponíveis em suas companhias devem repassar à CTM dados e informações como: salário, habilidades exigidas aos candidatos, nomenclatura do cargo, grau de instrução necessário, entre outras questões.

Central do Trabalhador de Macaé

Fundada em 2005, a CTM – antiga Caet – já realizou este ano quase 25 mil atendimentos desde janeiro. Constituída por equipe formada por 16 profissionais, a CTM fica na Rua Dr. Télio Barreto 28, estando aberta entre 9h e 16h. Os principais atendidos são trabalhadores cuja mão-de-obra colabora para o desenvolvimento econômico de Macaé.

A equipe que leva a central a atuar em benefício de tanta gente, desenvolvendo projetos e atividades em prol da condução de mão-de-obra para empresas e firmas na cidade, é chefiada pela coordenadora Rosângela Correa. Ela é devidamente auxiliada pelo coordenador de vagas, Flávio Santos, e pelo coordenador de atendimento, Guilherme Carvalho.

Entre as dezenas de vagas oferecidas na CTM, com divulgação na mídia toda a semana, estão: ajudante de Carga, ajudante de Cozinha, armador de Ferragens, projetista, auxiliar de restaurante, atendente comercial e outras.

Encaminhamento de pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência em Macaé que querem entrar para o mercado de trabalho contam com atendimento na CTM. Todas as segundas-feiras, entre 9h e 16h, a atendente Cristiane Lopes de Queiroz, intérprete na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), encaminha as pessoas para inserção profissional em empresas macaenses.

Tudo isso se dá graças à parceria entre a Semtre e a subsecretaria de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, que segundo Marcos Crespo viabiliza a promoção de benefício humano e social na cidade, mostrando uma preocupação do governo municipal a favor da inclusão da pessoa com deficiência.

- O público desempregado, seja ele composto por mulheres chefes de família, idosos, jovens ou pessoas com deficiência merece oportunidade e respeito, além do devido encaminhamento profissional, observa ele.

No entender do subsecretário de Acessibilidade, Hildemar de Miranda Barbosa, tal união entre os órgãos públicos consolida todo um trabalho de aproveitamento do potencial da pessoa com deficiência, feito pela prefeitura de Macaé. Na entrada da CTM há também rampa para facilitar o acesso de cadeirantes.

Repórter: Wilton Santos

Entrevistado: Marcos Vinícius Marins Crespo Subsecretário de Trabalho e Renda

Fonte : http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=17418 publicado em 22 jul. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário