quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cursos gratuitos de qualificação da Semtre oferecem 245 vagas

Jornalista: Alexandre Bordalo

Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições para os sete cursos promovidos pela subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre) de Macaé. Ao todo, são 245 vagas. Os cursos serão ministrados na sede da subsecretaria, que funciona na Rua Dr. Télio Barreto 28. São fruto de parceria entre a Semtre e a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que proporciona os instrutores e a certificação, enquanto a Semtre oferece o espaço físico e a realização das inscrições.


Para se inscrever para as aulas gratuitas de Primeiros Socorros, Auxiliar de Escritório, Camareira, Taifeiro, Operador de Telemarketing, Operador de Empilhadeira e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, os interessados deverão dirigir-se ao guichê 1, na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), no mesmo endereço da subsecretaria.

- Os trabalhadores terão 40 horas de aulas, que deve durar de um mês a um mês e meio, quando a Semtre renovará as turmas, mantendo os cursos de qualificação – disse o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo. Cada turma disponibiliza de 35 vagas. O início das aulas será no dia 21 deste mês.

O curso de Primeiros Socorros visa que as pessoas das comunidades carentes saibam fazer curativos e higienizar as feridas, além de colaborar para a prevenção de acidentes domésticos. O de Auxiliar de Escritório busca qualificar os alunos sobre os conhecimentos necessários de documentos básicos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de dominar quesitos como preparar memorandos e ofícios, entre outras atividades afins.

Já a preparação para taifeiro consiste em formar e orientar a respeito de auxílio em serviços gerais, quando esse trabalhador promove a higienização em barcos offshore. Os alunos do curso de Operador de Telemarketing aprenderão sobre como atender e informar via telefone instruções e orientações aos clientes, de maneira objetiva, concisa e direta, evitando ruídos e outros problemas nos diálogos e no processo comunicativo.

Para trabalhar na movimentação de carga existe o curso de Operador de Empilhadeira, que requer Carteira de Habilitação “D”. Enquanto que com a finalidade de qualificar ajudante de cozinha e cozinheira há o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Nesse caso, se ensinará aos candidatos e candidatas a maneira correta de manipular os ingredientes comestíveis, evitando contaminação e possibilitando melhor aproveitamento dos produtos.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18136 publicado em 17 de set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário