terça-feira, 14 de dezembro de 2010

De olho no futuro de Macaé

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé iniciou trabalhos para garantir três parcerias entre o governo municipal e instituições e organizações federais que tenham experiências em desenvolvimento. As novas parcerias poderão ser firmadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) ea Universi¬dade de Brasília.


Com a Universidade de Brasília, o assessor especial do gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia, Ivéns Drumond, trouxe a Macaé o gerente de desenvolvimento empresarial do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Higor Santana.

- O projeto, consiste na ampliação do serviço prestada pela Incubadora de Cooperativas, mediante o desenvolvimento de novas parcerias com o Ministério de Ciência e Tecnologia, de forma a colaborar para darmos suporte à Incubadora, no referente à ampliação de recursos para o desenvolvimento do projeto de tecnologia social, afirma Iyens Drumond.

Ele acrescenta que outra parceria, desta vez com o Ministério de Trabalho e Emprego, proverá apoio à geração de trabalho e renda. Para a integrante da Cooperativa de costureiras de Macaé, Célia Crespo de Siqueira, uma parcena com o governo federal seria muito positiva porque novos cursos seriam veiculados, beneficiando um maior número de pessoas.

Estiveram na Incubadora discutindo a parceria com os representantes da Universidade de Brasília, nesta sexta-feira (3), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o presidente do Fundo de Desenvolvimen¬to Econômico (Fumdec), Francisco Navega, e o Sub-Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

Na ocasião, grupos de produção que fazem parceria com a Incubadora de cooperativas, localizada na Ajuda de Baixo, se presentaram às autoridades em seu auditório. Por exemplo, o assentamento Celso Daniel que produz o projeto Fibra em Arte, onde cerca de 40 pessoas desfibram resíduos da ba¬naneira para gerar utilitários e peças artesanais como tapetes, bolsas, luminárias, chinelos entre outros.

Já o grupo Carma, composto por 12 pessoas, desenvolve produção de material recic1ável como móveis feitos à base de garrafas Peti e outros, A Benesca também se apresentou. Suas 15 componentes beneficiam, pescado preparando kibe de peixe, isole e empada. .

Por sua vez, o Proinur, formado por 30 artesãs das Malvinas executa projetos de artesanato reciclável, enquanto a Coopcom (Cooperativa de Costureiras de Macaé) produz costuras há cinco anos na cidade, estando com instalação na própria incubadora.

Quem também se apresentou para as autoridades públicas municipais e para os representantes da Uni¬versidadede Brasília foi o Aspas (Associação de Parentes e Amigos do Usuário de Saúde Mental). O Aspas desenvolveu no ano passado c,ursos de capacitação e venda de ervas me¬dicinais. Em 2009, preten¬de formar coral" teatro do opdmido e oficina' de culinária.
Fonte:Diário da Costa do Sol, Caderno político,pág.3, publicado em 8 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário