segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Incubadora de Cooperativas garante trabalho e renda em Macaé

Jornalista: Alexandre Bordalo
27/3/2009 14:33:26

Incubadora tem a missão de gerar trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento da cidadania

Com 1750 metros quadrados, 15 salas e um auditório com capacidade para 110 pessoas, a Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada, localizada na Estrada do Imburo sem número, no bairro Ajuda de Baixo, tem a missão de gerar trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento da cidadania, a partir da organização de diversos empreendimentos, economicamente viáveis, com sustentabilidade sócio-ambiental. Cerca de 600 pessoas têm sido beneficiadas com os projetos

Dentre as inúmeras atividades gratuitas oferecidas pela incubadora, ou que estão em fase de estruturação, estão a sala de informática, que em parceria com empresas oferece 12 computadores em aulas de Word, Excel, Internet, Power Point e outros. Também há o curso de hotelaria escola, que promove a qualificação em bartender e flair (preparo de coquetéis), além da hotelaria offshore - taifeiro, garçom, cozinheiro e saloneiro.

Segundo a assessora administrativa da incubadora, Maria Amélia Neves Gonçalves, a incubadora de cooperativas está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo secretário é Cliton da Silva Santos. “Buscamos dar vez à economia popular solidária, movimento que ocorre no mundo todo de inclusão de trabalho tanto para homens quanto para mulheres, sendo nosso objetivo gerar trabalho e renda com sustentabilidade sócio-ambiental”, afirma.

- Visamos oportunizar aos que estão à margem do emprego formal, que proporciona carteira assinada, planos de saúde e estabilidade, a fim de que os trabalhadores sem tais benefícios tenham condições de vida, com valorização de suas forças de trabalho, numa relação onde prevalece cooperação, solidariedade e auto-gestão, alicerces dos empreendimentos de econômica popular solidária, comenta Maria Amélia.

Também são oferecidos na Incubadora de forma gratuita, ainda em fase de estruturação, salão de beleza, quando 40 aprendizes de cabeleleiras, manicures e maquiadoras terão aulas diárias – com 20 vagas pela manhã e 20 à tarde.

Em abril, cursos de artesanato, bordado e fita, além de bordado livre e de garçons, serão efetivados. Também haverá na ocasião, curso interno, que será on line e em parceria com a Casa Brasil. A data é entre 13 de abril e primeiro de maio.

Já a cooperativa de costureiras também é um grupo incubado. De acordo com Maria Amélia, incubar significa organizar um trabalho de formação sistematizado para promover o empreendimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Neste caso, colocamos em prática o fato de os trabalhadores se auto-gerirem”, conta a assessora administrativa.

Outra característica da economia popular solidária refere-se à busca de combater o capitalismo selvagem onde se visa o lucro, a mais valia, a desvalorização do ser humano e a destruição do planeta. “Na economia popular solidária buscamos contrapor tais valores negativos via sustentabilidade social, econômica e ambiental”, avisa.

- A economia popular solidária é um desafio mundial de mudança de mentalidade para superação das desigualdades sociais e para a permanência da raça humana na terra - conta Maria Amélia, acrescentando que “buscamos o equilíbrio entre a questão do desenvolvimento econômico e a proteção e a conservação do planeta”.

Trabalhos

Na Fibra & Arte, um grupo de artesãos de fibra de bananeira do assentamento Celso Daniel, formado por trabalhadores e trabalhadoras, aprendem a produzia atividades que leva trabalho e renda.

- Nosso público alvo para atuar profissionalmente compõem-se de empreendimentos populares com intenção e desejo de organizar-se, grupos produtivos informais, seja urbanos ou rurais, cooperativas de produção, de serviços e de alimentos, redes de comercialização e trabalhadores e trabalhadoras excluídos do trabalho formal - pontua Maria Amélia.

Ela conta ainda que a função da Incubadora de Cooperativas é estimular a cidadania, a organização e a participação popular, promover a inserção das cooperativas, dos grupos produtivos e empreendedores familiar e individual nas cadeias produtivas locais. Além disso, tem a função de atender os trabalhadores e as trabalhadoras na oportunidade de trabalho no segmento da economia popular e solidária e sinalização de demandas potenciais.

- Pretendemos buscar parcerias, divulgar os princípios da economia popular e solidária, fortalecer seu movimento, além de apoiar as formas societárias respaldadas nos princípios de autogestão, democracia, cooperação sustentabilidade e desenvolvimento integral – explica.

Outra qualificação oferecida refere-se à sala de oficinas. Projeto que consiste em que a sala de oficinas tem como objetivo desenvolver cursos de artesanato , corte e costura , customização e outros no próprio espaço da incubadora e nas comunidades.

Ela enumera atividades que já são realizadas e outras que poderão ser desenvolvias no decorrer dos meses, na Incubadora de Cooperativas. Estas são: Benesca, cooperativa de beneficiamento do pescado; Sanarte, Associação dos Artesãos do Sana; Artesãs do Lagomar; Serro Frio, comunidade da serra de Macaé e feiras permanentes e móveis em vistas à comercialização

Fonte: portal da Prefeitura de Macaé. Publicado em: 27/3/2009 14:33:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário