segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Subsecretaria de Trabalho e Renda busca inserção do trabalhador

Jornalista: Alexandre Bordalo

A subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre), órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, está cumprindo com a orientação do prefeito Riverton Mussi de inserir os trabalhadores no mercado de trabalho. Segundo o subsecretário da pasta, Marcos Vinícius Marins Crespo, na trigésima Exposição ocorrida nestes últimos dias no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, houve cerca de 1500 vagas preenchidas para empregos temporários.

Marcos Crespo discursando durante a inauguração das novas instalações da CTM
Entre as diversas áreas de atuação, estiveram garçom, faxineiro, montador, cozinheira, eletricista. “Os expositores e os organizadores do evento utilizaram cadastro da Semtre para ocupar as vagas”, ressalta Marcos, lembrando que os trabalhadores já estavam cadastrados na subsecretaria quando foram inseridos para trabalhar temporariamente na Exposição.
Ele conta ainda que a Semtre tem se preocupado com o recuo em investimentos pelo setor industrial, fato que pode provocar futuros impactos negativos na economia, gerando entre outras mazelas, o desemprego. “As ações da nossa pasta são buscar e obter parceiros com o objetivo de qualificar a mão-de-obra, de maneira que sejam amenizados e minimizados os problemas financeiros que atrapalhem a inserção dos trabalhadores de Macaé”, explica ele.
Marcos Vinícius Marins Crespo comenta também que a subsecretaria de Trabalho e Renda tem esperança de fechar o mais breve possível parcerias com o sistema ‘S’, composto pelo Sesi, o Sebrae e o Senai. De acordo com ele, os recursos dessas entidades são federais, recolhidos pelos trabalhadores das indústrias. Disse ainda que vem sendo dito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que os custos dos cursos de qualificação estão muito altos para os trabalhadores desempregados, apesar da gratuidade em alguns casos.
- O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Nogueira Neto, também tem se esforçado a fim de que os cursos tenham um custo menor. Eu pedi a ele que intercedesse junto ao sistema ‘S’ pela redução dos valores, com a finalidade de beneficiar a classe trabalhadora – completa o subsecretário, acrescentando que a prefeitura está trabalhando para que novos cursos sejam fechados via convênios.
Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=17582 publicado em 28 de mar. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário