segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda: cursos ensinam bordado e corte e costura

Jornalista: Alexandre Bordalo
27/4/2009 14:08:39


Enfeites para interiores de residências, almofadas, centros de mesa (panos) e até calças jeans são desenvolvidos e feitos pelas aprendizes

Ensinar 130 mulheres a bordar e a trabalhar com corte e costura. Esta é a meta dos novos cursos desenvolvidos pela Subsecretaria de Trabalho e Renda de Macaé, através da Incubadora de Cooperativas. Os cursos estão sendo oferecidos na própria Incubadora, na Ajuda, na localidade de Serro Frio e no acampamento Atalaia (que fica na Estrada Macaé - Córrego do Ouro). Os cursos são ministrados pelo instrutor e artesão Omar Peçanha Pinto.

O objetivo dos cursos, que começaram no início de abril e terminam no final de junho, é promover a formação e a qualificação das bordadeiras. “Além do mais, queremos proporcionar às artesãs espaço para poderem comercializar seus produtos e isso acontecerá na feirinha, que se realiza todas as quartas-feiras, entre 9h e 17h, na Praça Veríssimo de Mello”, acentua Omar.

Enfeites para interiores de residências, almofadas, centros de mesa (panos) e até calças jeans são desenvolvidos e feitos pelas aprendizes. Para a aluna Vera Lúcia dos Santos, que faz o curso de bordado na Incubadora, trabalhar manualmente é uma verdadeira terapia. “Atuar nestes trabalhos faz bem para minha saúde interior. Também levo tudo que aprendo aqui para outras seis pessoas moradoras de meu bairro (Ajuda de Cima)”, pontua ela.

Vera acrescenta ainda que além do prazer de bordar e criar os produtos, as novas artesãs adquirem um orçamento melhor para suas famílias, e por isso se sente bem pelo fato de estar disseminando os conhecimentos. Entre as atividades que ela aprende e ensina, trabalhando no seu dia-a-dia, estão bordado em fita, fuxico, tic tac para enfeitar cabelo feminino, broches, xuxinha, colares com viés e miçanga, além de cachecol feito com lã como matéria prima.

- Um detalhe importante é que quase tudo é feito com retalhos que, às vezes, são jogados fora como sendo sem valor – explica Vera. Também atuam como instrutoras nos cursos coordenados por Omar as artesãs Solange Mendonça (bordado) e Joana Gonçalves (corte e costura).

Para o gerente da Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada, Ângelo Luz Martins, é importante qualificar e preparar as pessoas para utilizarem sua criatividade com o objetivo de fazer os produtos ensinados no curso, a fim de que o potencial das aprendizes e alunas seja útil para o sustento delas e de suas famílias, gerando, por meio dos trabalhos e atividades manuais, trabalho e renda.


Fonte: portal da Prefeitura de Macaé. Publicado em: 27/4/2009 14:08:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário