quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Inscrições para o "Sem fronteiras"

A prefeitura de Macaé está preparando edital para a abertura de inscrições do pro­grama Sem Fronteiras, regu­lamentado pela lei 3.188/09. O programa é destinado a en­caminhar jovens de 16 e 29 anos de famílias de baixa ren­da ao mercado de trabalho.

O Sem Fronteiras oferece orientações técnicas, palestras e apoio para que os Jovens tenham mais facilidades e condições substanciais de entrar no mercado de traba­lho. O programa é gerido pela assegura.

Para a coordenadora da Se­mtre, Euzinea Santuchi Rocha, as principais mudanças na lei são que a anterior (2.606/05) incluía jovens de 16 a 24 anos, e à atual é para pessoas com , idades até 29 anos. "Isso se deu devido ao fato de o governo federal ter mudado sua con­cepção anterior para aceitar jovens até 29 anos em seus programas e nós do Sem Fron­teira resolvemos seguir este 'modelo", conta ela.

Além disso, atualmente o edital proporciona meios de divulgar a todos a data da ins­crição no programa. "Teremos tempo para atuar na prepara­ção do jovem" oferecendo-lhe ainda mais condições, seguin­do o plano de inseri-o no mundo do trabalho", comenta a coordenadora.

Euzinea tem estado à fren­te do Programa Sem Frontei­ras desde o ano de 2005. De lá para cá, já passaram pelo programa 290 jovens. Destes, houve inserção no mer­cado de trabalho de 287. "Eles são inseridos mediante o perfil que as empresas de­sejam e nos solicitam, sendo imprescidível que já possu­am escolaridade necessária", explica.

Segundo ela, a Lei do Jo­vem Aprendiz (1 0.097/ 2000), que diz que as empre­sas de pequeno, médio e grande porte devem contra­tar em seus quadros de fun­cionários cerca de 5% a 15% de jovens que nunca tiveram assinadas .suas carteiras de trabalho, é o principal fator para inserção deles no mer­cado de trabalho.

Fonte: Jornal Diário da Costa do Sol, publicado em 14 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário