quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Programa Sem Fronteiras prepara edital para abertura de inscrições

Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Programa foi implantado em 2005 e já atendeu quase 300 jovens


A prefeitura de Macaé está preparando edital para a abertura de inscrições do programa Sem Fronteiras, regulamentado pela lei 3.188/09. O programa é destinado a encaminhar jovens de 16 e 29 anos de famílias de baixa renda ao mercado de trabalho.

O Sem Fronteiras oferece orientações técnicas, palestras e apoio para que os jovens tenham mais facilidades e condições substanciais de entrar no mercado de trabalho. O programa é gerido pela subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre), vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, ressaltou que após a publicação do edital, os jovens passarão por processo de formação pessoal e sócio profissional para posterior inserção no mundo do trabalho.

“É necessário que as empresas instituídas em Macaé informem à nossa subsecretaria – Rua Dr. Télio Barreto 28, telefones 2772-6495 ou 2772-6845 – suas vagas disponíveis para o jovem que busca seu primeiro emprego. Assim, alternativas e meios para a realização da inclusão social colaborariam para eliminar perigos e mazelas sociais na vida dos jovens e de suas famílias”, assegura.

Para a coordenadora da Semtre, Euzinea Santuchi Rocha, as principais mudanças na lei são que a anterior (2.606/05) incluía jovens de 16 a 24 anos, e a atual é para pessoas com idades até 29 anos. “Isso se deu devido ao fato de o governo federal ter mudado sua concepção anterior para aceitar jovens até 29 anos em seus programas e nós do Sem Fronteira resolvemos seguir este modelo”, conta ela.

Além disso, atualmente o edital proporciona meios de divulgar a todos a data da inscrição no programa. “Teremos tempo para atuar na preparação do jovem, oferecendo-lhe ainda mais condições, seguindo o plano de inseri-lo no mundo do trabalho”, comenta a coordenadora.

Euzinea tem estado à frente do Programa Sem Fronteiras desde o ano de 2005. De lá para cá, já passaram pelo programa 290 jovens. Destes, houve inserção no mercado de trabalho de 287. “Eles são inseridos mediante o perfil que as empresas desejam e nos solicitam, sendo imprescindível que já possuam escolaridade necessária”, explica.

Segundo ela, a Lei do Jovem Aprendiz (10.097/2000), que diz que as empresas de pequeno, médio e grande porte devem contratar em seus quadros de funcionários cerca de 5% a 15% de jovens que nunca tiveram assinadas suas carteiras de trabalho, é o principal fator para inserção deles no mercado de trabalho.

Um caso de sucesso do Programa Sem Fronteiras na vida dos jovens aconteceu com Natan Marins da Conceição, de 17 anos, que hoje é auxiliar administrativo na empresa Brasdrill. Ele freqüentou o programa entre janeiro e setembro de 2008.

- Aprendi conceitos sobre como trabalhar em empresa, a fazer currículos. Entrei na Brasdrill graças ao Programa Sem Fronteiras, que me apoiou e me deu segurança para ter ânimo e tentar preencher a vaga disponível até conseguir a tão sonhada inserção no mundo do trabalho, que foi meu primeiro emprego – afirma ele.

Com seu salário, Natan ainda ajuda sua família, constituída por quatro irmãos, além de seus pais, todos moradores do bairro Novo Botafogo. Para os que pretendem ingressar no Programa Sem Fronteiras, ele tem uma mensagem: “Que os bons caminhos, como a vida escolar, sejam valorizados. Não podemos nos envolver com coisas erradas”, orienta o jovem.

- No programa a gente aprende a se esforçar, a correr atrás de objetivos construtivos, a se interessar por qualificação profissional, por palestras, por desenvolvimento técnico e humano. Aprendi no Sem Fronteiras sobre a importância de buscar trabalhar em prol da nossa comunidade, da nossa sociedade – completa.

Fonte http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=16539 publicado em 13 mai. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário