quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Subsecretaria de Trabalho e Renda promove parcerias

Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Semtre está efetivando parcerias para promover cursos no setor de petróleo, além de artesanato reciclável


A subsecretaria de Trabalho e Renda da prefeitura de Macaé (Semtre) está promovendo duas parcerias com o intuito de beneficiar o cidadão macaense. Uma é o acordo entre ela e a ong Vida Sustentável para orientar os artesãos a buscar elaborar seus produtos com lixo reciclável.

A outra parceria refere-se à meta de montar cursos gratuitos de qualificação de montador, eletricista de embarque, mecânico de manutenção de motores navais. Este convênio resulta de ações conjuntas entre a subsecretaria de Trabalho e Renda e a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda.

Artesanato Reciclável
O subsecretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, disse que foi mostrado à ong projeto de aquecedor solar, construído 100% com material reciclável. “Este projeto já funciona na Pousada Pingo de Ouro, no bairro Visconde de Araújo”, conta ele.

Marcos Crespo ainda lança desafio aos artesãos macaenses para eles elaborem uma caixa d’água feita de material reciclável. “Prêmio será conferido aos artesãos que efetuarem tal projeto”, avisa ele.

- Caixas de papelão, garrafas Pet, retalhos de confecção, filtros de papel, latas de bebida e sacolas plásticas são alguns exemplos de material reciclável utilizado pelos artesãos em seus trabalhos, explica o coordenador da sala de oficina (artesanato), Omar Peçanha Pinto. Ele dá aulas desta arte na Incubadora de Cooperativas Tonito Parada, na Ajuda de Baixo.

Cursos
Com previsão para ter início no dia próximo dia 18, também na Incubadora, os cursos de qualificação de montador, eletricista de embarque, mecânico de manutenção de motores navais irão preparar os trabalhadores para atuar nos setores off-shore e on-shore.

- Os interessados nestes cursos devem nos procurar na subsecretaria de Trabalho e Renda, na Rua Dr. Télio Barreto 28 (centro) ou telefonar para o número 2772-6845 e contatar a coordenadora Ivanete Pereira, orienta Marcos Crespo.

Ele ressalta ainda a gratuidade dos cursos – fruto de convênio com o Plano Territorial de Qualificação (Planteq), que segue as normas do Codefat.

- Esses cursos irão abrir os horizontes do público-alvo, colaborando para a inserção de trabalhadores em empresas e firmas vinculadas ao setor petrolífero – completa o subsecretário.

Fonte : http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=16500 publicado em 11. mai. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário