quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Macaé é a cidade que mais inclui jovens no mercado de trabalho

Através de um levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho, ficou comprovado que mais uma vez Macaé está à frente das outras cidades do Estado do Rio de Janeiro em termos de geração de emprego. Desta vez, o município é apontado como o que mais inclui jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, através do programa Jovem Aprendiz.

O estudo aponta que Macaé inseriu 660 jovens nas empresas, principalmente as do setor onshore, ficando em primeiro lugar no estado. Em segundo está Volta Redonda, no sul fluminense, com 392 jovens incluídos e, em terceiro, Duque de Caxias, com 297 jovens no mercado.


Para o subsecretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, esta é mais uma vitória para o município, que em menos de um mês alcançou o primeiro lugar em outras duas pesquisas. “Comparando Macaé com outras cidades, que possuem um número superior de habitantes, nós realmente estamos dando um show em termos de inclusão no mercado de trabalho. Campos, que tem o dobro de moradores, só conseguiu incluir 141 jovens”, declarou.

O resultado positivo se deve às parcerias realizadas entre a Prefeitura Municipal e as empresas instaladas no município. Através da Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, todos os estabelecimentos passaram a ser obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por centro, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada empresa, cujas funções demandem de formação profissional.

Com isso, das 800 mil vagas disponível em todo o Brasil, apenas 18% foram atingidas. A meta para o Rio de Janeiro é de cerca de 100 mil vagas. “Essas vagas eram destinadas somente para empresas privadas, mas agora o poder público também está incluso neste processo. Os jovens cumprem uma carga horária de quatro horas na empresa e são liberados para fazer o curso de qualificação. Atualmente, nós temos 70 jovens inclusos neste programa, sendo 40 distribuídos entre os cursos de mecânica e elétrica no Senai, e os outros 30 no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)”, explicou Marcos Crespo.

Para participarem do programa, os jovens, entre 14 e 24 anos, devem se inscrever na Subsecretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Dr. Télio Barreto, 28, Centro, próximo a praça Washington Luiz. Após a inscrição, o jovem passará por um processo seletivo, que consiste em uma prova dentro da própria empresa que disponibiliza as vagas. Caso seja aprovado, o adolescente é inscrito em um curso de qualificação, no Senai ou no CIEE. “Os jovens fazem os cursos de acordo com as demandas das empresas. São elas que dizem as suas necessidades de contratação”, esclareceu o subsecretário.

Segundo Marcos, é de grande importância para o jovem a participação no programa, principalmente pelas oportunidades geradas. “Eles estarão adquirindo grande conhecimento e terão a oportunidade de entrar numa grande empresa. A maioria delas acaba contratando efetivamente esses jovens após o término do programa (que tem duração de no máximo dois anos). Da última vez que fizemos uma estatística aqui em Macaé, cerca de 95% dos jovens ficaram inseridos nas empresas”, comemorou.

Já os estabelecimentos têm a oportunidade de contratar mão de obra nova e moldá-la de acordo com as suas necessidades. “Muitas vezes o trabalhador experiente leva 'vícios' de um emprego para o outro. Por isso, as empresas acabam lucrando com esse programa. Além disso, com a contratação dos jovens aprendizes, elas estarão cumprindo a lei”, concluiu o subsecretário.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 4 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário