quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda promove parceria com CIEE

Jornalista: Cristian Kupfer – estagiário

Foto: Ana Chaffin

O objetivo da parceria é oportunizar, qualificar, aproveitar o talento e estar em sintonia com a Lei da Aprendizagem


Visando construir e fortalecer a inserção de jovens no mercado de trabalho, a prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Trabalho e Renda(Semtre), vinculada a secretaria de Desenvolvimento Econômico, fechou parceria com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), nesta quarta-feira (2). O objetivo da parceria é oportunizar, qualificar, aproveitar o talento e estar em sintonia com a Lei da Aprendizagem.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério de Trabalho do Rio de Janeiro, Macaé se destacou a primeira cidade do Estado do Rio a promover a inserção de jovem aprendiz no mercado de trabalho. O poder público implantou uma lei que cada cidade tem por obrigação de incluir jovem aprendiz no mercado de trabalho. Atualmente 660 jovens estão inseridos nas empresas do município de Macaé - isso indica que a meta foi atingida acima de 50%.

- Ainda temos que trabalhar muito. Macaé tem sido uma grande referência no Estado do Rio de Janeiro, além do seu potencial. A subsecretaria de Trabalho e Renda,disponibilizará a sua estrutura para a qualificação e entrevistas dos jovens aprendizes. A parceria será bastante positiva e tornará mais forte os vínculos entre as empresas, tanto para nós investidores quanto para os jovens que serão desenvolvidos e capacitados, comentou o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, que ressalta ainda que as ações seguem as diretrizes do prefeito Riverton Mussi, que tem a preocupação de qualificar todos os jovens do município.
O supervisor do CIEE, Humberto Lima Júnior, lembrou que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. “A nossa parceria junto com a subsecretaria de Trabalho e Renda é atuar com compromisso de oferecer atividades gratuitas de alta qualidade aos jovens que estão ingressando ou em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.“O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho”, disse.

A empresa que participa do Aprendiz Legal tem o retorno institucional que associa a sua marca a um programa social amplamente divulgado. De acordo com a Capacitadora do CIEE, Lorena da Mata, o trabalho é justamente fazer transição, dando oportunidade de promover mudança social, contribuindo para o desenvolvimento profissional e cidadão dos jovens aprendizes. “A estrutura do programa contempla dois módulos - um básico que inclui trabalho de postura e equipe. O segundo módulo é específico, desenvolvido conforme demandas das empresas que são séries de cursos. “Quando o jovem aprendiz é admitido, ele trabalha quatro dias por semana e passa um dia no centro, onde tem por objetivo de levar o que foi vivenciado durante os dias de trabalho dentro da empresa”, comentou.

Ela ressalta ainda que as empresas de Macaé optam por cursos de ocupações administrativas. O segundo módulo entra em todas as partes de administração, logísticas,marketing e técnicos mais aprofundados.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=17979 publicado em 02 de set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário