quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Macaé é o município mais desenvolvido do Estado

A Capital Nacional do Petróleo, que foi apontada na semana passada como o município que mais emprega na região Norte Fluminense, alcançou outra marca. Com a divulgação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Macaé é considerada a cidade mais desenvolvida de todo o estado do Rio de Janeiro. A pesquisa também revela o ranking nacional, onde apenas Macaé e Niterói aparecem na lista dos 100 melhores municípios.

O índice é relativo a dados oficiais de 2006 e são consideradas as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde. A principal vantagem do IFDM é permitir a orientação das ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios. Desta forma, ele representa uma importante ferramenta de gestão pública.

A leitura dos resultados é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento do município. Neste contexto, o resultado total obtido por Macaé foi de 0,8604. Em termos de geração de emprego e renda, a cidade ficou em terceiro lugar no país. Na saúde, a Capital Nacional do Petróleo atingiu o 20º lugar e, na educação, ficou na 24ª colocação.

Através do resultado, pode-se perceber que a área em que Macaé mais se destacou foi na geração de emprego e renda. Para o subsecretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a conquista se deve aos investimentos realizados, tanto pela Prefeitura Municipal como por instituições privadas, no setor de Construção Civil. “Pela primeira vez está havendo uma grande integração entre os governos municipal, estadual e federal e isso tem nos beneficiado. Vários investimentos tem sido feitos na cidade, gerando ainda mais emprego e renda”, atribuiu.

No entanto, todos esses investimentos estão ligados ao setor de petróleo e gás. Exemplo disso são empresas privadas que resolveram investir no município pensando na descoberta do pré-sal, que irá movimentar ainda mais a cidade. “A conquista dessa meta tem um lado positivo e outro negativo para Macaé, pois ao mesmo tempo que vai trazer mais investimentos para o município, pessoas que não possuem qualificação virão para Macaé na intenção de conseguir um emprego e isso contribui para o aumento do déficit habitacional”, declarou o subsecretário.

Marcos Crespo disse que o fato de Macaé estar em primeiro lugar no estado é motivo de muita alegria. “Essa é a prova de que mesmo Macaé tendo suas falhas na saúde e na educação, que são comuns em praticamente todos os municípios, ela tem feito o dever de casa”, ressaltou.

Os números divulgados na semana passada de que Macaé é o município que mais emprega no Norte Fluminense já chamaram a atenção do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. “Nós teremos uma reunião na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro. O nosso objetivo é fechar convênios para qualificação profissional, já com base nesses índices”, anunciou Marcos.

O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado. A defasagem temporal de três anos entre o IFDM e a sua divulgação acontece por serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Por isso, somente em 2009 foi possível reunir dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano de análise.


Fonte: Jornal O Debate Diário de Macáe, publica em 25 de agosto 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário