quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mercado offshore: sobram vagas, mas falta mão de obra especializada

Jornalista: Catarina Brust

O despreparo da indústria brasileira e a falta de recursos humanos. Esses foram os dois gargalos previstos a partir da descoberta do pré-sal no Brasil apontados pelo Gerente Geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão, em palestra durante o Fórum de RH no Mercado Offshore. O evento começou na quarta-feira (21), no Four Points by Sheraton, e prosseguiu nesta quinta-feira (22) com palestras sobre recursos humanos.


O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) com apoio da prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Trabalho e Renda.

- Ainda temos que qualificar muita mão de obra para atender a demanda crescente do mercado de petróleo e gás. A prefeitura de Macaé vem promovendo vários cursos neste sentido e já temos também implantado no município uma unidade do Senai que já é parceira do município, viabilizando vagas para cursos por meio do Jovem Aprendiz. A Subsecretaria de Trabalho e Renda está de portas abertas para realizar parceria com as empresas para que possamos promover capacitação profissional de acordo com a demanda do setor da cadeia produtiva de petróleo e gás -, observou o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo.

Senai-Macaé

Antecipando-se ao enorme desafio de crescimento da cadeia produtiva de petróleo e gás, após a descoberta das reservas do pré-sal, o Sistema Firjan implantou há um ano (7/10), a nova unidade do Senai em Macaé. Com investimento da ordem de R$ 25 milhões, o Senai atende 1,2 mil alunos/dia: 900 por meio do Jovem Aprendiz, 100 a nível fundamental e 200 em cursos técnicos. A gratuidade garante a formação de 1.057 alunos. “Nossa meta é atender, em breve, 1,3 mil alunos gratuitamente. A unidade Macaé foi implantada exatamente para atender toda a cadeia produtiva de petróleo e gás”, destacou o gerente executivo do Sesi/Senai-Macaé, José Vicente.

Universidade Petrobras

Gerente Geral da Universidade Petrobras apresentou o cenário do que se pode enxergar daqui para frente em matéria de petróleo e gás. A geopolítica do petróleo foi um dos pontos de partida da palestra de Ricardo Salomão. “O pré-sal vai caminhar de acordo com o que a indústria brasileira apresentar. Em relação aos recursos humanos, o quadro é dramático para o setor. Existe uma carência enorme de mão de obra qualificada. Se não tomarmos uma providência, essa situação tende a piorar. Uma coisa é fato: as coisas vão mudar daqui para frente. E, o mundo vai caminhar para a sustentabilidade ou para ser predador? Vamos seguir cada um o seu caminho ou vamos caminhar juntos? Na minha visão, teremos uma mistura desses cenários com as nações procurando se entender”, disse.

A Universidade Petrobras é o principal órgão da empresa para treinamento e desenvolvimento dos talentos e competências necessárias de seu pessoal. Todos os dias, cerca de mil pessoas estão sendo treinadas pela universidade, que possui três campi: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Programa de Formação

Os profissionais de nível superior recém-admitidos sem exigência de experiência prévia passam até um ano em sala de aula, na Universidade Petrobras, antes de começarem a trabalhar efetivamente. Em um dos três campi da Universidade, aprimoram suas competências técnicas e adquirem conhecimentos organizacionais, contextuais e vivenciais (estágios práticos) sobre a Petrobras e a indústria de Petróleo.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18533 publicado em 22 de out. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário