quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pessoas com deficiência também têm oportunidades no mercado de trabalho

As pessoas com deficiência em Macaé que querem entrar para o mercado de trabalho agora estão contando com atendimento na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura. Todas as segundas-fei¬ras, entre 9h e 16h, a atendente Cristiane Lopes de Queiroz, intérprete na Linguagem Brasileira de Sinais ( Libras), enca¬minha as pessoas para inserção profissional em empresas macaenses. Um exemplo é a estudante Vanessa Silva de Sousa Juliasse, de 21 anos, que é deficiente auditiva.

Vanessa está sendo direcionada pela CTM para atuar como auxiliar administrativo na empresa Norberto Odebrecht, que fica no Parque de Tubos. Segundo a atendente Cristiane, que faz parte da subsecretaria de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, oito pessoas com deficiência atendidas por ela foram encaminhadas para trabalho temporário na Feira Brasil Offshore, que será realizada no Centro de Convenções, nos dias 16 e 19 deste mês. O subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, ressaltou que a importância da parceria entre a sua pasta - que está ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico - e a subsecretaria de Acessibilidade, é a promoção de benefício humano e social na cidade, mostrando uma preocupação do governo municipal a favor da inclusão da pessoa com deficiência.

"O público desempregado, seja ele composto por mu¬lheres chefes de família, idosos, jovens ou pessoas com deficiência merece oportunidade e respeito, além do devi¬do encaminhamento profissional", observa ele.

Já o subsecretário de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hildemar de Miranda Barbosa, lembrou que a parceria entre os dois órgãos públicos consolida todo um trabalho de aproveitamento do potencial da pessoa com deficiência, feito pela prefeitura de Macaé.

"Cada vez mais as pessoas com deficiência têm acesso a lazer, trabalho, esporte e outras atividades substanciais para a qualidade de vida. Macaé proporciona a este público um leque de oportunidades", conta. Ele afirma ainda que as chances de trabalho existem para todos, mas a qualificação profissional é imprescindível para pessoas com deficiência ou não.

Por isso, a subsecretaria de Acessibilidade está promovendo cursos de qualificação para deficientes físicos, sensoriais e visuais, havendo as devidas possibilidades e alternativas para que eles cursem informática básica, informática avançada e técnicas para atuar como auxiliar administrativo. A inscrição pode ser rea¬lizada na Rua Teixeira de Gou¬veia 767. Maiores informações pelos telefones: 2762¬0704 ou 2772-3754.

A jovem Vanessa, atendida na Central do Trabalhador de Macaé, nesta semana, nasceu em Conceição de Macabu, mas mora em Macaé desde criança. Ela quer se especializar em informática ou na área de psicologia. "Estou empolgada e fascinada com o curso de informática básica que estou fazendo. É meu sonho me dedicar exclusivamente a esta área. Porém, como gosto de conversar com as pessoas, quando sinto compreensão e carinho por elas, também acho que posso me empenhar futuramente ao estudo de psicologia", comenta ela.

Fonte: O Debate Diário de Macaé publicada em 5 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário