terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por uma acessibilidade maior

A prefeitura de Macaé está planejando fazer adaptações em prol de melhor acessibilidade no prédio da Central Especializada de Atendimento do Trabalhador (Caet), que será transformada em Centro de, Atendimento ao Trabalhador Macaense (CATM). Entre as mudanças, estão a instalação de rampa de entrada beneficiando cadeirantes, instalação de piso para deficientes. visuais se locomoverem com maior facili¬dade, além de barra de apoio nos sanitários e vaga especial no estacionamento.

a subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hildemar de Miranda Barbosa, estão de olho na inclusão e no melhor atendimento no órgão. Pessoas com deficiência física, auditiva e visua que se dirigirem ao ,CATM para procu¬rar vagas de trabalho serão ben.eficiadas as ações.

Cerca de 250 pessoas são atendidas neste orgão público todos os dias. O prédio fica na Rua Df. Télio Barreto, 28, sede da subsecreta¬ria de Trabalho e Renda. Segundo Marcos Crespo, o CATM terá 12 boxes para atender o público, um painel eletrônico mostrando as vagas disponíveis no mer¬cado de trabalho, além de mensagens positivfls para elevar a auto-estima e aumentar a confiança de desempregados.

Quem quiser tomar conhecimento das vagas das empresas de Macaé é só acessar semanalmente o site da prefeitura (www. macae. rj. gov.br) ou pesquisar no quadro de, avisos disponibilizado no local (CATM).

- A inauguração das novas instalações do CATM deverá acontecer no aniversário da cidade, em julho próxi¬mo, comentou Marcos Crespo.

O subsecretário de Trabalho e Renda criou setor específico e exclusivo com a finalidade de contatar empresas na busca de vagas.

“Todas as pessoas que se diregem á atual Caet para procurar emprego constituem mão-de-obra com grande potencial para atuar no mercado de trabalho”, afirma.

Inclusão – Sobre a inclusão das pessoas com deficiência, Hildemar de Miranda .Barbosa contou que os boxes já têm uma altura adequada, evitando que os cadeirantes batam com os joelhos sob a mesa de atendimento.

- Dois tipos de piso serão instalados; o de "siga" e o de "alerta" - conta ele, explicando que o piso de "siga" orienta o público alvo a cami¬nhar percebendo ,seu direcionamento pela bengala, enquanto o piso de "alerta" contém uma espécie de bolinhas sobre elevadas que avisam ao deficiente visual os obstáculos que há em seu caminho.

Ele disse que a parceira entre o Conselho das Pessoas com Deficiência e a subsecretaria de Trabalho e Renda reforça a seriedade que Macaé trata a inclusão. Hildemar enfatizou que as oportunidades de trabalho existem para todos, mas a qualificação profissional é imprescindível para pessoas com deficiência ou não.

Para atender melhor aos deficientes ,auditivos está em andamento acordo para capacitar atendentes para que dominem as técnicas e os conhecimentos em sinal de Libras - finaliza o presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência.
Fonte: Diário da Costa do Sol,Caderno da economia,pág.4, publicado em 15 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário