quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura de Macaé promoverá a I Festa do Pescado

Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Com objetivo assegurar a venda de peixe por um preço mais e beneficiar os produtores de pescado do município para comercializar sua produção, a prefeitura de Macaé promoverá I Festa do Pescado, em dezembro, na Praia Campista. As subsecretarias de Trabalho e Renda, Pesca, Turismo e a Coordenação do Plano Diretor, reuniram-se nesta terça-feira (15), para planejar as atividades do evento.


O evento terá painéis e banners com espaços das ciências, aquários e galerias, além da participação do Projeto Art Luz, que apresentará peça teatral sobre a vida dos pescadores. Na festa, também será exibido um documentário sobre a situação da pesca no município de Macaé, além de brincadeiras, gincanas, pescas e shows.

Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Crespo, o objetivo do evento é gerar renda, e qualificar as mulheres de pescadores, que passarão por mini-cursos antes do evento. “O evento contará com vários stands, para promover comercialização de artesanatos, e culinária com pratos típicos de nossa região, nas categorias de massas, caldeiradas, cozidos e fritos e pescas, onde a população poderá comprar e consumir peixe no local” comentou o subsecretário.

Ele ressalta ainda que o evento conte com uma mesa julgadora para avaliar e degustar os pratos típicos feitos pelas mulheres dos produtores de pescados. A vencedora do concurso terá a sua própria receita em um livro que será editado em 2010.

- Na semana do evento, as escolas municipais irão trabalhar com os seus alunos sobre a importância do peixe e seus nutrientes. A prefeitura tem nos dado toda a estrutura para vender o nosso produto, o que nos incentiva a produzir mais e mais, tendo a finalidade de fomentar o crescimento no município, disse o secretário de Pesca, José Carlos Bento.

Segundo a coordenadora geral do Plano Diretor, Mirian Reid, até o dia do evento será lançado um livro sobre a pesca de Macaé. “O nosso trabalho é com a população, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado no município, com foco na alimentação saudável”, disse.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=18117 publicado em 15 de set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário