quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Produtos da agroindústria familiar na merenda escolar

Reunião na Câmara Permanente de Gestão (CPG), presidida pelo secretário de Gestão, Romulo Campos, discutiunesta quarta-feira (16) aproveitamento de produtos da agroindústria familiar nà merenda escolar. A ideia é queapartir do início do ano .letivo de 2010, a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar na cidade supre a demanda necessária para as unidades escolares.

- Estamos provendo a integração entre os entes municipais que vão implementar essa ação para o governo municipal seafinar com o que está definido pelo governo, federal e possibilitar que pequenos produtores rurais e pescadores. seinsiram' de maneira mais efetiva na cidade, inc1usiveem um novo espaço de comercialização afirmou o secretário de Gestão, Romulo Campos, se referindo à .Lei Federal 11.947/Criar oportunidade na geração de emprego e renda, aumento da oferta organizada de produtos, qualificação profissional nos setores da produção e beneficianiento da pesca,agricultura e pecuária no âmbito da agricultura familiar e da economia solidária são alguns objetivos do projeto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, alimentos como tomate, feijão,aipim, abóbora, inhame, hortaliças diversas são alguns produzidos em Macaé. "Estamos discutindo o ordenamento do setor, a comercialização, a aproximação com, cooperativas, possibilitando um mercado certo para osprodutores", comentou.

O secretário de Pesca, José Carlos Bento, destacou que o objetivo do projeto é utilizar de 20 a 30 toneladas de peixe produzidos no município por mês na merenda escolar. "Pelo menos cinco espécies de pescado poderão ser consumidos na merenda, além de subprodutos como hambúrguer de peixe e almôndegas", citou.

Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento

Econômico (Fumdec), Fran- cisco Navega, a política pública de concessão de crédito desenvolvida na prefeitura, pormeio do Fumdec, é um facilitador que pode dar sustentabilidade ao projeto.

Já a coordenadora do Pla no Diretor, Mirian Reid, ressaltou que o Plano Diretor entra na segunda etapa para sistematizar as ações e criar I condições de planejamento
estratégico para o setor pesqueiro e a agricultura
. "O objetivo é valorizar os produtos alimentícios, do município e gerar oportunidade de emprego", comentou.

Fonte : Jornal Da Costa Do Sol,Publicado em 18 De Setembro De 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário